sexta-feira, 16 de julho de 2004

QM, Londres

Durante a semana, passava a maior parte do dia trabalhando. Como as coisas fecham cedo por aqui, mas a noite cai tarde, quando saia do QM ia andar por algum canto da Cidade que nao conhecia. Descobri que a luz do 'final da tarde' (que dura umas duas horas), combinada com  a iluminacao dos predios e monumentos, e a falta de gente na rua, cria um efeito impressionante. A cidade ganha uma textura que nao tem durante o dia; a luz suave e obliqua cria sombras que, junto com as lampadas, realcam a arquitetura e o desenho das ruas. Durante o dia a luz solar e' mais democratica, e o contraste se desfaz. 
 
Tirei umas fotos, mas so' uma ficou boa. Tambem tirei uma foto do Big Ben nestas circunstancias, para provar que nao estou escrevendo isto do meu ap. no Rio e viajando so' na maionese ;-)



Nestas andancas, fui pela margem do Tamisa do monument ate' Waterloo, passando pela Millenium bridge* e a catedral de Saint Paul. Outro dia resolvi conhecer o East End. Fui me embrenhando a partir de Mile End. Passei por algumas regioes bem detonadas, e algumas coisas interessantes (tem mercearias vendendo jacas por aqui!). Parei um pouco na Ion square (com um nome desses nao dava para nao parar), e depois continuei meio sem rumo. Tinha a vaga ideia de ir ate' o Tamisa, mas acabei indo parar em Islington. Chutando o balde, continuei andando ate' Camdem (ao longo do curso do rio Fleet, hoje um esgoto canalisado subterraneo*)
 
Em Camdem jantei em um restaurante vietnamita/chines de aparencia bem ordinaria. Geralmente por aqui restaurantes chineses tem um servico meio brusco, para dizer o minimo. Os garcons falam mal ingles, esperam que o cliente mentalize o seu pedido assim que se senta, e se vc abre um livro e comeca a ler ficam fazendo cara feia, aparantemente como um estimulo para comer rapido e vagar a mesa. Neste, o solicito garcon tinha cabelo tingido de laranja, e falava pelos cotovelos (me ensinou a receita de frango satay). A musica de fundo era um tipo bizarro de techno-calypso pop em chines,  com o garcon como backing vocal double surround durante os refroes.
 
No dia seguinte voltei de metro ate Camdem, para continuar andando ate' Regent's park, que tem um jardim duca. Continuei ate' Hyde Park, onde rolava um show de Simon & Garfunkel. Fiquei ouvindo de fora, porque a) nao tinha ingresso, b)minha cota de penetra em Londres esta esgotada, e  c) estava acabando
 
________________
* Uma ponte de pedestres;  foi inaugurada em 2001,  e teve que ser fechada logo depois porque oscilava demais. Os calculos de oscilacao tinham sido feitos supondo que os pedestres andassem de forma mais ou menos aleatoria (i.e., com frequencias e fases diferentes). Mas assim que uma pequena oscilacao comecava, todos instintivamente (para manter o equilibrio) comecavam a andar no mesmo ritmo, aumentando a amplitude da oscilacao.
** O Fleet ja foi importante no passado, ja teve desde cerveja (ale) fabricada com sua agua, ate' plantacoes de acafrao em suas margens. Sua nascente fica em Hampstead Heath. Descobri isso tudo lendo uma exposicao de paineis que achei pelo caminho.
 

Nenhum comentário: