sexta-feira, 16 de julho de 2004

QM, Londres

Hoje sai depois do almoco do QM. Fui no Imperial War Museum. A exposicao sobre o Dia-D foi meio decepcionante, mas eu gosto do IWM (nao e' um museu muito reflexivo, mas o acervo e' muito interessante). De noite, fui assistir a primeira parte de Henry IV* no anfiteatro do Regent's park. Estudante paga £10 (o menor preco), e fica com o melhor assento disponivel no dia. Se a peca lota, vc vai em pe'. Mas hoje fiquei na melhor secao, logo de frente para o palco.

Eu gosto da peca (e' a unica que e' efetivamente engracada, embora seja uma tragedia**), e gostei da montagem (e' a primeira vez que vejo esta peca em particular). Eles conseguiram fazer com que a maior parte dos dialogos soasse natural (mas e' meio complicado manter uma torrente de sentencas complicadas durante uma luta de espadas). O Falstaff e' duca, com um timing comico que eu nunca vi numa peca do balancador de lancas de Stratford.

____________________
* Shakespeare e' igual aos filmes do Rambo. No primeiro (Henry IV, Rambo I) o principe Hal (futuro Henry V)/Rambo e' um personagem dividido, que rejeita sua vocacao marcial, e so' a contragosto sai na porrada (no final). No segundo (Henry V, Rambo II) ele ja' superou estas duvidas e o pau come solte para seus desafetos (franceses/vietnamitas). Profundo...
** Hamlet no McDonalds:
' Coisa admiravel o Big Mac, tao cheio de hamburgers & alface, dotado de excelso queijo e refinado molho especial, e mesmo assim repleto da malicia infinita do colesterol. Escolheria-o eu, senao pelo aviso do fantasma de meu pai, e entao pelo Cheddar me inclino. O' nobre feicao do queijo derretido, a duvida me corroi as entranhas, ha' mais opcoes entre o ceu e a terra que caberiam em meu vao estomago. Cheddar ou big mac, eis a questao. E depois de comer, dormir, sonhar talvez? '

Nenhum comentário: