quinta-feira, 25 de novembro de 2010

US 0800, algum lugar sobre o Caribe
Texturas e sabores



Crazy cat woman
Cada cidade tem uma textura particular de tradições locais, lendas urbanas e detalhes arquitetonicos, que só vai se tornando aparente para quem vive nela por algum tempo. Algumas pessoas que chegam de outro lugar conseguem se tornar parte desta textura, sem perder a capacidade de notar o inusitado, aquelas coisas que um nativo considera 'normais' sem pensar muito. Eu não tenho esta conexão com a cidade onde moro. Gosto do Rio e de meus amigos por aqui, mas sou, quero ser e vou sempre ser um mineiro expatriado. Mas a Pam tem. Ela nasceu em Detroit, mas se mudou para Chicago a alguns anos atrás, e é daquelas pessoas que parece conhecer uma infinidade de lugares interessantes mas insuspeitamente não-óbvios. Desta forma, assim como em Amsterdam, com o Graham, e em Paris, com a Jacqueline, passei boa parte do meu tempo em Chicago em visitas guiadas pela cidade. Vi o Sharkula, quase visitei uma exposição de bonecas decapitadas, comecei a enteder o significado do grafite local, comprei livros usados, passei em frente a uma boca de crack e almoçei sopa de tripa em um restaurante mexicano enquanto via uma novela idem (errr...). No meu último dia, visitei a inesquecível Shit Fountain, e a escada celestial da foto acima.

De fato, eu voltei para Chicago tanto pelas pessoas que pelos lugares que queria ver ou rever. A minha estadia anterior aqui, sempre de couch surfing, foi uma novela barroca de mudanças de endereço e guerra civil intramural. O resultado (bom) foi que eu acabei conhecendo muito gente legal. Mas por que, pensei, ao invés de me encontrar com cada um deles separadamente (que tal 4 cafés da manhã em um dia?), eu não convidava todos para um jantar? É meio cara de pau convidar amigos díspares para jantar na casa dos outros, mas a coisa toda correu bem. Felizmente amizades tendem a ser comutativas e associativas, então a algebra acabou dando certo.

Eis o menu:

  • Endívias recheadas de tomate-cereja assados com açucar mascavo, sal e azeite, cobertos com redução de vinagre balsâmico e melado
  • M'skhana! Versão palestina. - Camadas sucessivas de pão árabe embebido em caldo de galinha e cebola roxa refogada com sumac e pinoles, e coberta de frango desfiado
  • Iscas de tilápia embrulhado em papel alumínio (folhas de bananeira não são muito comuns em Chicago), com leite de coco, dendê, coentro e gengibre
  • Crepe de nutela com calda (e raspa) de laranja e especiarias

PS: Comecei este post no avião, mas só terminei aqui no Rio.Mas 'US 0800, algum lugar sobre o Caribe' soa muito mais dramático!






Nenhum comentário: