segunda-feira, 15 de novembro de 2010

San Diego convention center
Nerd de 3a idade



Estou em San Diego, hospedado na casa de uma nerd de 70 anos de idade. A Terry já trabalhou no instituto Scripps de oceanografia e programou em Fortran 4 (a Arca de Nóe rodava Fortran 7) para a industria aeroespacial. Atualmente ela é jogadora inveterada de NetHack! É complicado imaginar algo mais herméticamente nerd que NetHack...

É realmente difícil competir com couchsurfing no quesito encontrar pessoas interessantes. A Terry tem um lado avuncular de querer manter seus hospedes bem alimentados; a casa dela está literalmente abarrotada de comida. Mas como ela mesmo diz com frequência, ela tem mais 50 anos de idade. Assim, me arvorei de cozinheiro da casa: Toda noite eu ataco a geladeira, cozinho algo interessante; depois do jantar, ficamos conversando enquanto um cachorro e uma população flutuante de gatos anda pela casa.

O meu plano de sair pedalando do aeroporto diretamente até o centro de convenções funcionou bastante bem. Mas me enrolei ao sair do centro de conveções em direção à casa da Terry. A distância a ser percorrida é de aproximadamente 18km, margeando avenidas movimentadas e com alguns trechos de subida considerável. Já estava anoitecente, eu carregava toda a minha bagagem nas costas, e eu não dispunha de um mapa confiável. Acabei parando no único lugar em que parecia haver alguma atividade: Um centro de amparo a veteranos de guerra. O atendente foi muito simpático, e, entre distribuir remédios e conselhos para um fluxo constante de veteranos, recomendou enfaticamente que eu pegasse um taxi (que ele mesmo chamou).

Suponho que um passageiro com uma bicicleta dobrável e uma mochila abarrotado com um tubo de poster preso ao lado é algo que atrairia a curiosidade do mais desinteressado dos taxistas. Em poucos minutos, Kurt, o taxista, já sabia o propósito da minha visita a San Diego, a minha profissão, e a minha opinião em relação a aparições de OVNIs. Ele é um cara simpático, e interessado em física; mas ele estava naquela situação perniciosa de saber o suficiente para ficar interessado, mas não o bastante para realmente entender do que estava falando. Assim, tive que lhe explicar que não, pi não é a velocidade da luz, e que físicos de partículas não são multados sempre que descobrem uma partícula nova. Mas foi um papo agradável, embora inusitado.

O congresso tem sido excelente, até para os padrões dos SfNs passados, com palestras muito interessante; tive portanto pouca oportunidade de fazer turismo de alto de desempenho; mas consegui visitar o museu maritimo (incluindo um tour de barco pela baia) e o porta aviões Midway em horários de almoço. A minha rotina agora é ir de bicicleta até o centro de convenções, e voltar usando uma combinação de trolley e ônibus. San Diego é uma cidade agradável, apesar de compartilhar da tendência americana de ser excessivamente orientada para carros.

Nenhum comentário: