segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Casa, Rio de Janeiro
Como comprar um laptop

Funcionalmente, boa parte do meu trabalho consiste em ler e escrever coisas. As coisas que leio estão disponíveis na internet; as coisas que escrevo são (depois de considerável esforço) disponibilizadas na internet.

A outra parte segnificativa do meu trabalho consiste em viajar para congressos, para apresentar trabalhos, e para me reunir com colaboradores distantes.

Era óbvio então que eu precisava de um laptop.

Eu odeio trabalhar sentado em um escritório em um horário regular. Eu gosto de me enfurnar em livrarias, cafés, escrever na cama, e tenho inspirações súbitas nas horas mais bizarras. Isto vale não só para o trabalho, mas também para o RPG, e para os contos que gosto de escrever.

Era obvio então que eu queria um laptop.

Juntando a fome com a vontade de comer, no final de 2004 eu decidi que estava na hora de comprar um.

Não foi uma tarefa fácil. Eu tinha bem claro na minha cabeça o que eu precisava que minha máquina fizesse, mas era obvio que com meu orçamento disponível não poderia bancar tudo o que eu queria. Mas o pior era o cipoal de marcas, modelos, configurações e especificações que tornavam difícil fazer uma escolha bem informada.

Eu não posso fazer nada a respeito da estreiteza do orçamento alheio, mas posso pelo menos dividir algumas das coisas que aprendi no longo processo de comprar o meu vaio.




Em um desktop, é obvio que um modelo com um chip de 2 GH é melhor que um de 1 GH, que um monitor de 21" é melhor que um de 15", etc. A única dificuldade é priorizar o que é mais importante, e maximizar as especificações até o limite de seu orçamento. A escolha de um laptop por outro lado sempre envolve algum tipo de compromisso. Essencialmente, existem dois conjuntos opostos de características, que podem ser agrupados como mobilidade versus performace. A melhora de um lado implica geralmente em piora no outro.

Assim, no quesito mobilidade, temos:
- Autonomia (tempo de bateria)
- Portabilidade (peso e tamanh0)
- Barulho e calor gerados

E para performace:
- Ergonomia (tamanho da tela, do teclado)
- Velocidade (processador, processador gráfico)
- Conectividade (Wi-fi, Bluetooth, drive optico, leitor de cartões, etc)

A primeira coisa a fazer é definir muito bem o que você quer do seu laptop. Você vai usa-lo somente para editar textos? Jogos? Você pretende usa-lo como o seu único computador, ou em parceria com um desktop? Você pretende leva-lo para todos os lados em uma mochila? Ou andar de bicicleta com ele? Você pretende usa-lo em qualquer lugar, ou somente no trabalho ou em casa, onde uma tomada vai estar sempre disponivel para carrega-lo?
Eu pretendia tornar o meu laptop o único computador que eu usaria para trabalhar. Isto implicaria em ser capaz de leva-lo para qualquer lugar sem muito desconforto. Seria uma máquina de uso geral, capaz de fazer tudo o que eu fazia nos desktops em casa, no trabalho ou na casa dos meus pais
Para quem precisa somente de um extremo ou outro, a escolha é relativamente simples; seja um ultraportavel que cabe em uma bolsa com um teclado catilográfico, ou um 'desktop replacement' que faz tudo bem, mas pode ser levado (com algum muque) de um escritório para outro se necessário. Mas para quem, como eu, se encontra no meio do caminho, é preciso achar um equilíbrio. O macete é equilibar ganhos no que você acha importante com perdas no que é dispensável.

Recomendo primeiro definir como você pretende usar o computador (i.e., os items na coluna 'mobilidade'), para só depois me preocupar com o que vai poder fazer com ele ('performace'). Fazendo isso, você pode escolher as configurações que satisfazem as suas necessidades (ao invés de definir suas necessidades em função das capacidades do computador).
Eu queria um laptop que pudesse levar de bicicleta, com uma bateria que durasse umas 4 horas para que eu pudesse fazer trabalho útil essencialmente em qualquer lugar, sem depender da disponibilidade de uma tomada. Eu não fazia questão de uma tela muito grande (posso sempre conectar o monitor de 17 quando estou em casa), mas queria um teclado de tamanho padrão, e um drive ótico. Não precisava de um processador ridiculamente rápido, mas queria uma placa gráfica decente para jogos eventuais.
Definidas a autonomia e peso aproximados, e tendo uma ideia das caracterísitcas gerais da máquina, agora passamos as configurações específicas. Eu sugiro seguir a ordem abaixo. Ela vai do mais geral ao mais específico; primeiro você define qual classe de computador quer comprar, depois define o modelo, e depois as opções configuraveis em cada modelo. Assim, cada escolha vai restringindo as opções seguintes. É uma maneira de não ficar perdido no cipoal supracitado.

Tamanho do Monitor
O monitor é o item que mais consome energia, de forma mais ou menos quadrática com o seu comprimento, que também define grosso modo o tamanho final do laptop. Assim, o tamanho do monitor é em grande parte definido pela autonomia e portabilidade desejadas.

Por convenção, o tamanho do monitor define qual a classe o laptop pertence (em inglês, não sei se existem correspondentes em portugues):
  • Desktop replacement Faz tudo que um desktop faz; tela grande (17'' ou mais) e com todos os tipos de conectores. Pesado e com bateria mediocre, não é feito para ser carrgado para todos os lados. Pode pesar uns 5 quilos ou mais.
  • Medium size Laptops 'vanilla', padrão para executivos. Podem ser transportados facilmente se você não tem que andar/pedalar muito. Costumam ser mais baratos que as demais categorias. Baterias com autonomia suficiente para um filme ou trabalho leve. Pesam de 3 a 4 quilos, com tela de 14.1'' (aspecto normal) ou 15.4'' (widescreen)
  • Thin and Light Leves o suficiente para serem carregados para todos os lados, mas capazes de realizar quase qualquer tarefa sem grandes sacrificios. Bateria suficiente para realizar algum trabalho significativo. Tela de 12.1 ou 13.3''. Entre 2 e 3 quilos.
  • Ultraportables Ridiculamente leves, looonga vida de bateria, mas com sérias restrições de uso: Teclados e telas apertadas, em geral sem drive ótico, e processadores sem muito folego. Tela com 10'' ou menos, pesando 1.5 kilos ou menos.
Eu precisava do mais leve computador possível que ainda pudesse ser usado confortavelmente. Também queria uma autonomia razoável. Optei então por um Thin and Light widescreen.
Drive óptico
Defina se pretende ter um drive óptico no computador. A opção existe para alguns ultraportables e quase todos os thin and lights. A ausência do DO diminui o peso e o preço, mas pode ser um grande sacrifício a não ser que o laptop seja usado como um 'satelite' de um desktop mais parrudo, ou junto com um drive externo.

Se você optar por um drive ótico, resta definir se você vai querer somente um leitor de DVD/gravador de CD (a opção mais básica), ou um gravador de DVD, DVD dual layer, blu ray, etc. Você pode deixar esta escolha para depois de definir o modelo, mas a não ser que exista alguma necessidade específica, eu recomendo o DVD-ROM ou no máximo o gravador de DVD. As outras opções ainda são bastante caras, ainda existem padrões concorrentes e você provavelmente não vai sentir falta delas.
Eu queria um laptop totalmente autônomo, então o DO era necessário. Só fazia questão de assistir DVDs.

Processador gráfico
A opção é entre um processador dedicado, ou um processador 'integrado' com memoria compartilhada. Se você não pretende instalar jogos ou fazer uso de aplicações gráficas pesadas (tipo autocad), opte pelo integrado.
Nada como matar zumbis para relaxar. Processadores gráficos integrados são para os que não sobreviverão à próxima infestação. Eu obviamente optei pelo processador dedicado

Processador

PC ou MAC? Intel ou AMD? Eu não vou me aventurar no terreno minado da guerra santa entre os Borg e o Culto da Maçã. Faça sua escolha e viva com ela. Os últimos powerbooks esquentam pacas, porém.

Se vc optar pelo PC, os chips para laptop da Intel baseados no Pentium-M são em geral mais econômicos, silenciosos que os da AMD. Eu recomendo fortemente Intel neste caso. Você ainda tem a opção entre monocore ('centrino'), dual core (essencialmente dois P-M em um único chip) e daqui a pouco quad-core. O dual core é o padrão atualmente, mas se a performace não importar muito opte pelo centrino. Se a performace importar muito, espere uns meses, gaste muito $ e compre um quad core.

O clock do processador é muito menos importante, e pode ser escolhido depois de definido o modelo.

Modelo
Definidos os parâmetros acima, está na hora de escolher uma marca e modelo específicos. A esta altura, devem haver uns 4 ou5 modelos que se encaixam na sua especificação. Esta é a parte mais subjetiva do processo. Eu só posso recomendar que você pesquise em revistas e na internet até se apaixonar por um modelo. Se possível, tente manusear o laptop em uma loja. São vários os detalhes que definem esta atração, tais como a posição dos conectors, a qualidade da imagem no monitor (tradicionalmente, a Sony tem os melhores monitores), a qualidade do teclado (IBM/Lenovo são considerados os melhores), detalhes do acabamento, a qualidade do som (os autofalantes embutidos nunca são bons, mas tem graus diferentes de ruindade), reputação da marca, etc. O melhor lugar para começar é na Notebookreview, que tem comentários sobre qualque modelo existente. Na dúvida, entre nos forums e faça uma pergunta; os participantes em geral tem muito boa vontade para discutir os méritos relativos dos vários modelos. Também recomendo a CNET para reviews e comparações entre os modelos, e as revistas PCmag e Laptop.

Os sites dos fabricantes costumam, ser careiros, mas muitas vezes permitem configurar o laptop nos mínimos detalhes. São uteis para saber quais são as opções disponíveis, e ter uma ideia do preço. Veja e.g. o site da Sony:
Eu estava em dúvida entre modelos da Fujitsu, Sony e Averatec. Optei pela Sony porque a tela é fantástica, e achei o design da serie S extremamente conveniente (prex: a tela tem dobradiças pneumáticas, e precinde de uma trava mecânica. É só levantar e abaixar; os conectores ficam em nichos cobertos por tampas de plástico, impedido a entrada de poeira, etc). E ele é lindo.
Escolhido o modelo, resta agora configurar memória, processador, HD, etc. As opções são mais ou menos padrão.


Processador (clock)
Para cada tipo de processador (AMD ou Intel, mono-, duo- ou quad-core), o valor exato do clock influencia muito pouco a performace. A não ser que você precise do topo de linha ou tenha dinheiro sobrando, opte pela opção mais modesta, a diferença de preço é significativa.

Memória
256 MB é uma imprudência. Tenha pelo menos 512 MB, 1G se possível. Mais que isso é desperdicio a não ser para algumas necessidades específicas (e.g. edição de vídeo).

HD
O tamanho do HD não importa muita, a não ser que vc preciso acumular arquivos enormes (como no caso de edição de vídeo, vide acima). Se você é rato de BitTorrent, grave uns DVDs. De qualquer maneira mesmo um HD pequeno só vai começar a ficar lotado após alguns meses ou anos. É tempo suficiente para juntar mais dinheiro e comprar um HD muito maior, que vai estar muito mais barato do que hoje. Qualque coisa acima de 40GB está de bom tamanho.

A velocidade de rotação do HD por outro lado pode influenciar bastante a performace. HDs que rodam a 4200 rpm podem tornar o laptop lento ao carregar um programa. Prefira, se possível, um com 5400 rpm. Alguns modelos mais novos tem 7200, mas ainda são muito caros.
O preço de um HD de 5400 rpm era muito acima do de um de 4200 rpm. Optei pelo último, mas esta provavelmente é a maior trava na performace do meu vaio. Ele é em geral muito rápido, mas se arrasta um pouco quando tem que acessar muito o HD.
Conectividade sem fio
Wi-Fi a/b/g é padrão. Bluetooth é útil para conectar com o celular/palm, e com algumas câmeras mais modernas. Além disso, no futuro próximo, a conexão com a internet por celular deve se tornar mais viável, com preços menos ridículos. Quase todos os modelos tem o BT ou como padrão, ou como um opcional, então mesmo que ele seja fundamental, não deve ser motivo de preocupação antes de definir o modelo do laptop. Outros padrões de wireless ainda não estão bem estabelecidos, e só valem a pena se já vierem no modelo básico.
No final de todo este processo, comprei um Sony Vaio S270P, com um processador Pentium-M 1.6 Ghz, 512 MB de memoria e HD de 60 GB e 4200 RPM; Gravador de CD e DVD, Wi-Fi. E estou muito satisfeito.
(o sucessor da série S é o SZ, que tem algumas melhorias significativas mas ainda é meio caro)


Algumas considerações finais:

- Se o seu orçamento não der para comprar o laptop que você quer, mesmo fazendo todos os sacrificios possíveis, considere esperar alguns meses. Os preços caem muito rápidamente, da ordem de 50% em um ano. Modelos novos são lançados por volta de maio e novembro, então a melhor época para conseguir um bom preço é logo antes.

- Pesquise bem os preços. A variação costuma ser enorme. Bons lugares para começar são a Newegg e na Amazon. Mesmo que você não vá comprar lá, vale a pena dar uma olhada para verificar os modelos disponíveis e a faixa de preço (a Newegg é geralmente a mais barata na internet). O Froogle também é util para comparar preços.

- Não confie nos valores dados pelos fabricantes para a duração da bateria.

- Os preços no Brasil são ridículos, se possível compre (ou ache quem compre para você) lá fora.

- [PS] Vale a pena verificar algumas marcas menos conhecidas, tais como a supracitada Averatec (americana), Asus, Acer (vende direto no Brasil) e BenQ (mais fácil de achar na Europa)

Bom, é isso. Espero que ajude.

10 comentários:

Anônimo disse...

nao se engane pois os preços aqui tambem sao carissimos e eles lotam os laptops de gadgets ridiculos. agora e' moda laptops personalizados (com neon, o rosto da figura, cores loucas...) Tirando a estetica da coisa, e' tudo a mesmice de sempre.

fgsouza disse...

Esse Bonisagus me surpreende a cada dia! Agora já ta fazendo analise de hardware!!!!!!!!!
É bom lembrar que um HD de 7200 RPM num notebook pode aumentar o consumo de bateria.

|3run0 disse...

Melhor ainda seria se fosse um Verditius... Imagina uma bateria de Vis? Litio é coisa do passado...

E de fato, 7200 rpm come bateria pacas. Até hoje só vi em desktop replacements e laptops para jogos. Dá a impressão que o computador vai levantar voo tambem.

Para' disse...

Eu usei muito esse aqui: http://www.notebookreview.com/ quando fui comprar meu laptop. Ele tem boas analises sobre praticamente todos os modelos e tem a opiniao de usuarios. Quanto a opiniao dos usuarios e' sempre aquela coisa, nao da' pra levar tudo a serio, eu aconselho a seguir as tendencias, se um modelo tem 75% a 90% de boa aceitacao e' porque e' bom, se teve de 70% pra baixo eu nao arriscaria. Ultimamente o problema tem sido as baterias que explodem, Dell, Apple e outra empresa que nao lembro agora fizeram recalls de baterias, todos usavam baterias da Sony.
Eu consegui achar um toshiba de 14.1" por um preco muito bom.

Bernardo disse...

Na condição de quem está prestes a comprar um, só tenho a dizer: very very useful !!!!!! Valeu! :oP

Mi, de Camila disse...

Aaaah! Eu tava pensando em colocar uma capa de pelúcia no meu, mas neon soa muiiiito mais perua!!! [:D]

Anônimo disse...

Denise do Rio - Po cara valeu pelas dicas até anotei algumas, pois amanha pretendo comprar meu 1º laptop.

|3run0 disse...

Que bom Denise! Alias, muito legal vc ter achado meu blog assim.

Anônimo disse...

avandia avandia

avapro pharmaceutical with lasix

take ambien with soma

combining crestor and tricor

imitrex ultracet

what is valium derived from

patent on valtrex expire

valium verus xanax

zetia side affects

zolpidem injectible

zyrtec long term side effects

imitrex topamax

danger in plavix

imipramine and oxycontin

calcium carbonate and nexium

maxalt aspartame imitrex

lunesta trazodone

business week lipitor

sideeffects of levaquin

hyzaar and dose

femara blogs

exelon employee self service

clarinex medication period

benicar sun

avodart pancreatic cancer

Anônimo disse...

[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com]moncler outlet[/url]
[url=http://oakleysunglasses-australia.org]oakley outlet[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com]outlet moncler[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com]outlet moncler[/url]
[url=http://www.supra-shoesnz.net]supra shoes[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com]outlet moncler[/url]
[url=http://www.supra-shoesnz.net]http://www.supra-shoesnz.net[/url]
[url=http://www.supra-shoesnz.net]supra shoes[/url]
[url=http://www.supra-shoesnz.net]supra shoes[/url]