quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Casa, Belo Horizonte
Está a brincar, Sr. Gell-Mann!

IMG_0053
Considere o arame que prende a rolha em uma garrafa de champagne.

O Gell-Mann é de fato um velhinho muito simpático. Pelo menos foi conosco, estudantes do CSSS. Deu duas palestras no último fim de semana da escola, e, assim como os demais professores, ele e a esposa faziam suas refeições com a gente sem frescuras, e batiam um papo amigável.

IMG_0054
Fechando um dos olhos, e olhando fixamente através do eixo principal, notamos dois círculos concetricos...

Ele agora está semi-aposentado, estudando literalmente o que lhe dá na telha lá em Santa Fé. A sua esposa, apesar de uma primeira impressão um tanto intimidante, também é gente boa. Ela aparentemente é uma costureira/designer de moda de certo renome, e origens aristocráticas. Nos contou sobre quando, por razões convolutas demais para que eu me lembre, ficou encarregada de receber diversos cardeais (e, eventualmente, o Papa) em uma mansão ou algo do gênero na Itália. Os cardeais invariavelmente pediam ou algum tipo de droga (analgésicos e barbitúricos, acho), ou bebida; um deles chegou com uma maleta cheia de dinheiro. Pelo menos nenhum pediu coroinhas...

IMG_0059
... Com alguma concentração, é possível convencer nosso cérebro que o círculo
que na realidade está mais distante está mais próximo.

Humberto, o Gell-Mann continua sim obcecado por etimologia, e com a pronuncia das palavras. Ele não corrigiu o meu português, mas ficou bastante curioso quando eu disse que ele tinha um sotaque carioca (ele não fala português, mas conhece algumas palavras. Alias, ele conhece algumas palavras em todas as línguas conhecidas, incluindo !Kang). Viajamos um pouco ao tentar imaginar a origem das diferenças de pronuncia entre Minas e Rio. Ele também é um observador de pássaros; aprendi mais do que jamais quis saber sobre o Pica-Pau de Magalhães. No penúltimo dia no Edelweiss, eles saíram em excursão ornitológica pelas margens do Nahuel Huapi.

IMG_0055
Convencidos que o círculo mais distante é o mais próximo, rodamos levemente o arame...

Gell-Mann também é um ateu fervoroso. O que não o impede de saber minúcias sobre
diversas religiões. Será que Deus prescinde de causalidade, e age somente de forma auto-consistente? Mas a comida chegou antes que pudessemos responder esta pergunta.

IMG_0064
... o arame vai aparentemente rodar na direção contrária!

3 comentários:

Humberto disse...

Obrigado! =D

Te amo do umbigo! disse...

Legal a historinha do arame!
Vamos fazer isso um dia?
=)

Anônimo disse...

If you feel you are paying excessive to your renter's insurance premiums, you might like to seek advice from your insurance company to discover in case the place that you are currently hiring is regarded as a higher danger framework. The greater monthly premiums may be mainly because that the creating that you are hiring is heavy risk and the pricing is simply being transferred to you. [url=http://www.xxxw12woo.info]ilghss31[/url]