terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Casa, Belo Horizonte
Sobre a arte de encher linguiça


Cheguei vivo e bem ao Brasil, e estou agora em Belo Horizonte, matando saudades da minha família (mas principalmente do Gabriel!). Viajar cansa; mas cuidar de um moleque hiperativo de 2 anos cansa mais. Estive portanto sem muito tempo e/ou energia para postar decentemente nos últimos dias. Tenho um post semi-escrito sobre a volta do Chile, e outro sobre como é jantar com os Gell-Mann; mas acho que vão ficar para depois do Natal. Mas aproveito para postar aqui algumas fotos legais de Bariloche. Subi todas as fotos para o Flickr, para quem tiver interesse e paciência para conferir.

IMG_1926

O sol se pondo visto do Hotel Tuquenlen ilumina o topo da montanha. Existe um impressionante nome multisilábico em alemão para este fenômeno, para quem estiver disposto a procurar no google.

IMG_1922
+ montanhas.

IMG_1887
Um banco de neve que alimenta o lago glacial no refúgio Frey....

IMG_1827
...onde resolvemos dar um mergulho. Os dedos do pé doiam de frio

IMG_0147
Uma geleira no (acho) monte Tronador

IMG_0213
O vulcão Osorno (o nome quer dizer ´onde vive o diabo´) coberto de nuvens, no Chile

IMG_0133
Esta peculiar árvore cresce próximo à fronteira Argentina-Chile. Meus colegas ecólogos na CSSS contam que ela é uma relíquia paleozóica, e de fato não é difícil imaginar uns Ichtyostegas tomando sol por perto . Ela é, de qualquer maneira, muito estranha...

IMG_0130
...ainda mais quando vista de perto. Note como os ramos se penta-furcam simetricamente, perpendiculares ao caule. O padrão se repete fractalmente por mais uma ou duas escalas. Os ramos se afinam após cada pentafurcação, o que é consistente com a preservação da seção reta (o que deixaria o Jeffrey West muito feliz, creio)

5 comentários:

Anônimo disse...

Sonnenuntergang? scheint so kurz ...

Humberto disse...

Tira minha dúvida sobre o Gell-Mann! (vide post anterior)

Anônimo disse...

Fantásticas imagens! Que inveja sinto de não poder fazer uma viagem dessas pelos grandes ares. De qualquer modo, vim aqui desejar-lhe um feliz 2009. Assim faço e deixo, ainda, um abraço.

|3run0 disse...

Feliz 2009 para você também Pedro! Quem sabe este ano não nos encontramos?

Quanto ao blog, publique quando e com a frequencia que quiser, mas nunca diga nunca. É só não achar que escrever é algum tipo de obrigação.

Sara disse...

Espero ver esses lugares, em algum momento, porque eu adoro viajar, mas eu sempre gosto de viver em lugares diferentes, espero conseguir um apartamentos para alugar por temporada em Buenos Aires