quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Planetário da Gávea, Rio de Janeiro Eclipse do eclipse


Hoje a noite vai rolar um eclipse total lunar. Estou a caminho do Planetário munido de câmera, binóculo e laptop.

(22:12) Vim de bicicleta para o planetário, com a câmera digital da Ceci, meu binóculo e laptop (todas as posses materiais de que realmente preciso). Havia combinado de me encontrar com um grupo razoávelmente grande e heterogêneo, mas um a um, a lá Três Mosqueteiros, eles foram ficando pelo caminho. A S1mone tinha um compromisso inadiável; o Sandro precisava terminar de debugar alguma coisa; a Mariana estava se descabelando com um seminário; e o Catão, Breno e demais mineiros acabaram barrados na porta, por falta de senha. Assim, estou eu, sozinho (exceto por 259 estranhos também contemplados com senha), para observar o eclipse.

As perspectivas, porém, não são boas. O tempo está nublado, e a lua aparece só intermintentemente. Pelo menos ninguem me perguntou se faço mapa astral ainda.

(22:25) Uhu! WiFi!

(23:10) Uma maconheira do meu lado fica me perguntando se eu já li 'O Segredo'. Que saco! Da próxima vez digo que sou encanador ou algo assim

(00:00) Saco, a lua já deve estar na umbra e continua nublado

(00:01) Começou a chuviscar. Se Deus estivesse aqui, eu perguntaria para Ele: 'Cê tá de sacanagem, né?'

(01:07) [em casa] Acho que com essa já somei mais 5000 pontos no meu cartão Funai Platinum. Aproveitei para aprender a tirar fotos noturnas sem flash (um dia posto aqui, mas nada particularmente instigante). Além da chuva, os holofotes que as três equipes de gravação ficavam ligando sem a menor cerimônia durante a noite encheram um pouco o saco. Alias, o que esse povo aprende na escola? Um reporter não sabia se o eclipse de hoje ocorria porque a Lua passava entre a Terra e o Sol ou o contrário.

7 comentários:

Catão disse...

Claro que a resposta para o repórter é que o Sol passa entre a Terra e a Lua, causando o eclipse. Se ele ainda perguntasse algum disparate como "mas então não veríamos o Sol?" você poderia responder: "não, porque está de noite!"

Anônimo disse...

Ah, eu vi da minha casa! Tão lindo! (e é tudo isso que meu conhecimento técnico é capaz de dizer).

Thiago disse...

Então eram 4 mineiros! :D

E da próxima vez vou dar carteirada e vou com uma camisa da SAB ou do Observatório da Serra da Piedade, se é que eu ainda tenho alguma dessas.
Pensando bem, se eu for com a da Serra é provável que eu seja linchado...de tão fraco que é aquele lugar... :/

Marcelo Pará disse...

Eu subi lá pra Serra da Piedade, foi bacana, conseguimos ver todo o eclipse, as nuvens, por algum milagre (acho que ficaram chocadas com a minha presença naquele lugar depois de tantos anos) não atrapalharam. Tiramos algumas fotos, que logo logo vão para o meu album, com link la no meu blog.
Também tivemos problemas com os repórteres da Globo, que insistiam em ligar uma um holofote enorme pra entrevistar os gatos pingados durante o eclipse.

|3run0 disse...

Gente, fiquei muito frustrado! Mas é bom saber que pelo menos alguem viu o ^%#&^%# do eclipse.

Ontem eu me lembrei dos meus dias de Serra da Piedade... Ficar em pé horas, sendo entrevistado por reporteres ignorantes sob holofotes que matam a visão noturna; ser quase linchado por mentecaptos que te consideram responsável pelas condições climáticas ou pela rotação da Terra; ser perguntado pela milésima vez se já viu disco voador ou faz mapa astral... Aaaahh, bons tempos aqueles ;-)

Mas as vezes eu tinha o refletor 60cm só para mim, enquanto o Renato galinhava...

BTW, a milena é minha co-estrela no primeiro (e único, suponho) filme de zumbi produzido na Campus Party.

Gabriela (Bia) disse...

Vocês mineiros e cariocas deram azar, eu vi todo o eclipse aqui na "terra da garoa" (São Paulo).

O céu estava limpo e, embora no Parque do Ibirapuera tenha vários postes altos de luz para atrapalhar, valeu a pena.

Foram pelo menos 3 equipes de filmagem de televisão (Globo, Cultura e Record) para atrapalhar minha vista e mais de 500 pessoas para ver o eclipse em 5 telescópios diferentes.

Eu, egoísta que sou, levei meu binóculo e escapei da fila.

Depois do eclipse e do público ter ido embora, ainda deu pra ver Eta Carinae, Caixinha de Jóias e Saturno!

Que venha o próximo!

|3run0 disse...

Neste tipo de evento eu tb prefiro levar binóculo. É melhor do que ficar 15 min na fila para observar por 30 segundos. Além do que, para observar a lua, um binóculo mais que basta.