sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Hotel Leão da Montanha, Campos do Jordão
Baden Baden

Campos do Jordão é uma cidade agradável. De fato, em todos os aspectos, o Nova Física provavelmente é o meu congresso anual favorito. É um encontro focado em juntar físicos e astrônomos, e a interação entre os participantes, em quantidade e qualidade, é muito superior ao (e.g.) encontro de partículas e campos. Parece até piegas, mas é um evento onde um real sentimento de comunidade existe. É algo imponderável, mas bem real, e se manifesta na facilidade em nos sentamos na mesa de jantar de desconhecidos, e nas perguntas e comentários que surgem por todos os lados.

As palestras são em geral boas, mas o mais inusitado é que praticamente todos os participantes assistem a todas elas. O WiFi ajuda, obviamente (há sempre que prefira ver resultados de futebol ou bater papo no gtalk a ouvir sobre emissões de raio-x em superclusters); mas o interesse pelas apresentações é bem real.

Hoje (ontem) foi o encerramento, e como é tradicional, descemos em peso até a Baden Baden, uma renomada e careira cervejaria local. Amanhã (ou, mas propriamente, de manhã), ainda há palestras. Porém, de forma igualmente tradicional, muitos dos até então assíduos participantes serão afetados pelo chamado Efeito Baden Baden, e irão preferir 'revisar artigos' ou 'preparar aulas' do conforto de suas camas, embalados pelo suco de cevada fermentada da noite anterior.


PS: Estou subindo este post já do Campus Party; vim de CdJ de carona com um professor do ITA até São José dos Campos, e de lá peguei um onibus até Sampa. Depois posto sobre o CP, mas para quem estiver interessado, posts não faltam pela blogosfera brasileira afora (metade dela está aqui de qualquer maneira).

Nenhum comentário: