terça-feira, 23 de outubro de 2007

Casa, Rio de Janeiro
Enfim, doutor

defesa_tese3-1Defendi...

Agora sou doutor. Vou dizer para o Gabriel me chamar de Dr. Papai.

É difícil descrever o que estou sentindo. Acho que ainda não assimilei tudo, é como se descobrir um dia 20 quilos mais leve.

A defesa correu muito bem. Falei bem como a muito tempo não falava, e a banca (acho) gostou muito da tese; não só por terem elogiado, mas por ficarem efetivamente entusiasmados com alguns dos resultados que eu mostrei.

UPDATE: A tese, online
UPDATE2: Agora com repercursão internacional ;-)

Vale a pena neste momento levantar minha genealogia acadêmica [1,2]. Sou

Bruno Mota (2007),
aluno de
Marcelo José Rebouças (1981),
aluno de
Mario Novello (1972),
aluno de
Josef Maria Jauch (1940),
aluno de

Edward Hill (1928),
aluno de

John Hasbrouck Van Vleck (1922 e prêmio Nobel em 1977),
aluno de
Edwin Crawford Kemble (1917),
aluno de
Percy Williams Bridgman (1908, e prêmio Nobel em 1946),
aluno de
Wallace Clement Sabine (1888),
aluno de
John Trowbridge (1873)

A historia termina (ou começa) com John Trowbridge, um cara que revolucionou o ensino de física em Harvard, e aparentemente não teve orientador. O seu aluno, Wallace Clement Sabine, fundou o campo de acústica arquitetonica (!) e, embora extremamente popular, nunca recebeu um doutorado formal.

Percy Williams Bridgman foi meu primeiro antepassado a receber um doutorado (em Harvard), e o primeiro prêmio Nobel. Ele estudou os efeitos da alta pressão em materiais e a sua respectiva termodnâmica. Se suicidou com um tiro quando sofria de uma doença terminal, e sua nota de suicídio, dizendo "It isn't decent for society to make a man do this thing himself. Probably this is the last day I will be able to do it myself.", passou a ser citada tanto por oponentes quando defensores da eutanásia.

Edwin Crawford Kemble começou a trabalhar com a física dita moderna (e teórica), em uma época em que as universidades americanas de ponta estavam em um processo de transição entre um enfoque quase exclusivo em física experimental, para um enfoque mais teórico.

John Hasbrouck Van Vleck foi o segundo laureado com o Nobel, por suas contribuições à teoria do eletromagnetismo. Saiu de Harvard para ensinar na universidade de Minnesota em Minneapolis, que formou todos os meus antepassados não-brasileiros desde então.

Em tempos mais modernos, Edward Lee Hill trabalhou sem aparente distinção em física quântica. Joseph Maria Jauch ficou famoso por seus estudos dos fundamentos filosóficos e axiomáticos da teoria quântica. A cosmologia só surgiu na minha arvore genealógica com o Mario Novello, um dos grandes cosmólogos do país, que orientou o Marcelo, meu orientador, que foi um dos pioneiros da topologia cósmica por aqui. E eu sou eu. Saber de onde viemos é importante para decidir para onde vamos. Neste sentido, é impressionante a variedade de tópicos pesquisados por meus antepassados nestes últimos 134 anos.

Eu, meu orientador e a banca


17 comentários:

Unknown disse...

Aê, cara!!! Parabéns!!! Daqui um ano deve ser a minha!!
Abraço!

Anônimo disse...

menos mal que voce nao chegou no neanderthal. ta' de parabens!

|3run0 disse...

É rafa... Eu imagino como deduzir que um cara pré-histórico defendeu tese. Pinturas rupestres em forma de slide de power point, talvez?

'Métodos de criação de lascas cuniformes em silex ordulviano, por Uga Aga'

Zecao disse...

isso me lembra aquela cena do fêmur do filme 2001.

|3run0 disse...

Putz, e eu pensando que aquele monolito negro na sala onde ocorreu a defesa era parte do datashow...

Nobody disse...

what was your thesis by the way ?? i remember you telling something about the curvature of space or something .. it took me weeks to recover my orientational skills after that conversation ...

|3run0 disse...

Nobody, its about something called the topology of the universe. Essentialy, how the universe connects to itself on the largest scales.

If the universe has a non-trivial topology (e.g., a cylinder and a flat sheet have the same geometry, but the cylinder has non-trivial topology [there are more than one way of drawing a closed loop], but the sheet does not), then one should be able to detect multiple images of cosmic objects (each corresponding to a different kind of loop).

I study detectability conditions for such images, and try to determine how they should look like, plus a few other things that are harder to explain ;-).

If you feel like reading portuguese, and you brain hasn't started to ooze out of your ears yet, check this out

Introduction 1/2
Introduction 2/2

Anônimo disse...

"enquanto isso, na enfermaria, todos os doentes estao cantando sucessos populares"

Nobody disse...

If the universe has a non-trivial topology (e.g., a cylinder and a flat sheet have the same geometry, but the cylinder has non-trivial topology [there are more than one way of drawing a closed loop], but the sheet does not), then one should be able to detect multiple images of cosmic objects (each corresponding to a different kind of loop).

I study detectability conditions for such images, and try to determine how they should look like, plus a few other things that are harder to explain ;-).


i think i understand you

(shit...now it will take me another few weeks to stop seeing everything in double images)

Bernardo Esteves disse...

Parabéns, Bruno, brilhante notícia sua defesa! Você deve estar muito leve, te invejo!

Tentamos desesperadamente entrar em contato com vocês na noite de segunda, sem sucesso, Ceci te contou? Precisamos comemorar isso tudo: espero que deste fim-de-semana não passe!

Abrazón, doktor!

Breno disse...

Parábens doutor Bruno. Que o título sirva de desculpa para vários pratos deliciosos, e de forma ideal, para várias das sobremesas da sua mãe. Abraço.

|3run0 disse...

Acho que vai rolar uma comemoração em BH e outra no Rio; na 3a fiz um jantar para a banca (com a ajuda imprencindível do Mirko). O primeiro de muitos pós-pós

Pedro Leite Ribeiro disse...

Parabéns daqui de Braga para você, Doutor Bruno! Mais tarde, quando estiver tendo um ataque de inteligência, e se durar o suficiente, darei uma espreitadela na sua tese. Só para ter uma non-trivial idea.

Anônimo disse...

L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

- Link Atualizado. Ok!

Você continua fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:

" CANAL 3 " => Blog = Letra M

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

* Aproveite e insira também nossa "Janelinha".
Veja como => http://www.lksites.com/janelinha/janelinha.shtml

Seus visitantes irão adorar!!!

Um abraço,
Dário Dutra

http://www.lksites.com/
....................................................................

Catão disse...

Comissário Gordon: Capitão, onde você guardou as lampâdas reservas do Bat-sinal?

Capitão: Eu não sei, Comissário. Por quê não tiramos as lâmpadas do sinal escrito: "MEUS PARABÉNS! DOUTOR BRUNO!!!"

Comissário Gordon: Não, Capitão, esse nós vamos precisar...

-----

Enquanto isso, na Bat-Caverna:
MERP?!?! :D

|3run0 disse...

Obrigado comissario Gordon ;^)

MERP=Middle Earth Role Playing. Liga ou manda email, Catão, para combinarmos

fmafra disse...

Dr. Bruno, eu presumo.
Gostei da idéia da genealogia acadêmica.

Meus parabéns, doutor, pode me chamar de Don ;)