domingo, 31 de outubro de 2004

Bruno & Ceci bed & breakfast, Rio de Janeiro

Tenho uma confissão a fazer. Estou obcecado com a eleição americana...

Como o resto do mundo civilizado, eu acho o GWB uma desgraça. O que eu não consigo entender é porque metade dos EUA não compartilha desta opinião. Talvez porque eles achem que ADM foram achadas no Iraque, que o Saddam é responsavel pelo 11 de set., que o mundo ama o Bush e que o Bush apoia o tratado de Quioto e a Corte internacional de justiça (sério! Parece que não é só a mente de GWB que tem um contato tênue com a realidade.)

Se o problema se limitasse a um presidente imbecil que levou as finanças de seu pais para um buraco e rebaixou o nivel do discurso politico para o subsolo, eu poderia me limitar a uma certa simpatia abstrata pelos EUA (algo como um Zimbabwe gigante). Infelizmente, por ação ou inação, as decisões do dito imbecil afetam o mundo todo. E quase tudo o que ele fez ou deixou de fazer contribuiu para tornar o mundo inteiro menos seguro e mais violento. Eu não tenho dúvida que GWB e OBL se odeiam com todas as forças (não importa o que o Micheal Moore diga). Mas a verdade é que eles vivem em simbiose. Bush não seria mais que um acidente eleitoral de mandato único se não fosse OBL. E OBL não seria visto por muitas das suas vítimas em potencial os como um ´defensor dos [insira seu grupo de muçulmanos oprimidos favorito]´ se Bush não usasse sua presidencia para sublimar seus traumas de infância.

A tragedia é que o mundo realmente precisa combater o totalitarismo islâmico e seus representantes. Mas, chame isto de guerra ou não, o campo de batalhas deste conflito é o das ideias. E para ganharmos, muita gente (e não só nos EUA e no mundo islâmico) vai ter que parar de repetir slogans vazios e efetivamente começar a pensar por conta própria.

Nenhum comentário: