domingo, 20 de julho de 2008

Hotel de Saint Marie-Anne, Paris


Nào consegui terminar meu post ontem sobre final do congresso, entao vou ter que escrever fora de ordem mesmo. A conjunçao do fim de semana com o fim do coloquio fez deste domingo o dia mais turistico desta viagem. Da mesma forma, este sera talvez o post mais turistico deste blog.

Eu, Rafael Cury, Mickel, Mari e Sylvain nos encontramos na rue Montorgueil, sub um céu azul em um dia quase caricaturalmente bonito.

Dia quase caricaturalmente bonito, Place de la Concorde


Fomos andando meio a esmo, em meio às diversas lojas e *-eries vendendo todo tipo de guloseima. Com o apetite escancarado pela experiencia, decidimos entao almocar em um restaurante georgiano (i.e. da Georgia, republica ex-sovietica famosa por suas montanhas, vinhos e psicopatas bolcheviques) no Cartier Latin. A comida (Kartcho, Tchacapouli e Khatchapouri; nào estou inventando, juro) estava muito boa, e ainda convenci a simpatica atendente tiblisiense a me dar duas garrafas (vazias) de vinho georgiano.


Continuamos no nosso movimento browniano pelo Cartier Latin, e fomos parar na Arena da Lutécia (o antigo circo de gladiadores da época romana).


Arena da Lutécia, por Tutatis


Andar a esmo é provavelmente a melhor maneira de se conhecer uma cidade. Voce acaba encontrando pequenos lugares e eventos que jamais veria se seguisse ovelhamente o caminho indicado por algum guia. Sao estas coisas que criam a textura de uma viagem. Lugares famosos e gandes atraçoes, embora indubitavelmente interessantes e ocasionalmnte espetaculares, raramente sao surpreendentes.


Prédio randomico


Depois de andar mais um pouco,o Rafael precisou ir embora para a cidade onde mora (é preciso qualificar o 'um pouco': escurece por volta das 10:30 da noite; nos encontramos por volta de 13:00 da tarde, e eram quase 19:00). Nos restantes fomos entao de metro para ver o Louvre, e andar pelo Jardim das Touileries.


Mari e Sylvain


O museu ja havia fechado, obviamente, mas passeamos um pouco pelo promenade subterraneo antes de voltar para a superficie. Por muito pouco nao fui engolido por uma cadeira massageadora em uma loja por la.


De volta à superficie, fugindo dos Morlocks


A maneira comos as pessoas reagem à piramide invertida vale uma tese.


Maldito Dan Brown!


Seguimos pelo Tuileries até a place de la Concorde (ganhei um baralho no tiro ao alvo no parque de diversoes), e continuamos andando. O dia estava ameaçando terminar!


Fim do dia


Na altura do Hotel des Invalides, a mari resolveu voltar para casa, e fui com o Sylvain de velib; primeiro até a Torre Eiffel, e entao de volta para a casa deles.


10 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Your blog is very creative, when people read this it widens our imaginations.

Anônimo disse...

Bruno, gostaria de fazer-lhe um convite para integrar a equipe que faz O Pensador Selvagem, um sítio multicultural que ainda carece de alguém apto a versar sobre física, cosmologia ou mesmo neurociência. Para visitar o site, por gentileza acesse http://opnsadorselvagem.org e se quiser entrar em contato, escreva para o e-mail contato arroba opensadorselvagem.org

Aguardo seu contato, mesmo que seja para trocar algumas idéias acerca da vida e do mundo.

Viuvas do Rafael Cury disse...

Bom, independente dos comentarios excluidos pelo administrador do blog, o final de semana foi de veras muito interessante. Havia tempos que eu nao me divertia tanto com idas e vindas em Paris. Voces precisam voltar mais vezes para descobrir outros lugares...

|3run0 disse...

Ë verdade Rafa, foi ótimo! Muito abrigado pela acolhida. Eu ainda vou postar sobre minha ida à Versailles de bicicleta, e como eu quase perdi o avião (para variar).

E eu volto (para ficar mais tempo) em julho do ano que vem.

PS: Os comentários excluidos são spam. Morte aos spammers!

Catão disse...

Uma dúvida de alguém que não conhece a França: o obelisco na Place de la Concorde é um daqueles que os romanos roubaram do templo de Karnak no Egito? Só pra poder programar minha viagem para conhecer o Egito: Londres, Paris...

|3run0 disse...

Catão, o obelisco é egipcio mesmo, mas foi trazido pelos franceses. Em Londres há outro obelisco semelhante (mas bem menor), em um pier no rio Tâmisa (que os ingleses de 'Cleopatra's needle')

Viuvas do Rafael Cury disse...

o feliz obelisco foi trazido por napoleao. ha' um movimento da parte da populacao egipcia para recuperar esse tipo de coisa e repatria-la ao Egito.
Se for aceito, vai criar um precedente interessante: podemos dizer que o ouro roubado pelos ingleses para a coroa britanica era do Brasil e recuperar aquilo que a monarquia inglesa guarda a sete chaves....