quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Casa, Rio de Janeiro
Pensamentos canônicos

Existe uma nova guerra fria no Oriente Médio, precipitada pela guerra no Iraque. Grosso modo, é um conflito entre xiitas e sunitas, mas vista de perto a coisa é um pouco mais complicada. O embate central do conflito é entre Arábia Saudita e Irã, ambos abarrotados de petrodolares, e que nunca se deram muito bem. Mas como nenhum dos lados quer por enquanto um confronto direto, a briga se dá na periferia, entre os seus respectivos agentes e aliados locais. Assim, os recentes eventos no Líbano e na Palestina, e em menor medida, no Iraque*; me parecem ser em grande parte conflitos por procuração entre estes dois lados.

Mas não estou com saco para falar sobre isso agora. O canon de Pechelbel é uma obra barroca muito agradável, embora um tanto manjada. Achei esta versão interessante.



E isso aqui é hilário.



Existe uma nova guerra fria no Oriente Médio, precipitada pela guerra no Iraque. Depois posto mais sobre isto.
________________________
*A Arábia Saudita avisou o Cheney que se os EUA se retirarem precipitadamente ela irá começar a apoiar os Sunitas iraquianos

4 comentários:

Unknown disse...

Bruno,
Feliz 2007!!!!!

Pedro Leite Ribeiro disse...

Feliz Ano Novo para si também, Mítico Bruno!

Anônimo disse...

Bruno,

Feliz Ano Novo! Estou ansiosa pela continuação do texto sobre o Iraque. Ainda mais depois dessa execução deprimente (pela forma como aconteceu, é claro - não porque o canalha não merecesse) do Saddam Hussein.

Abraço

|3run0 disse...

Alba, Feliz Ano Novo para você também! Vou voltar a postar logo, assim que me recuperar do ritmo festivo de 5 refeições diárias.