Casa da sogra, Belo Horizonte
Eis as receitas. São ambas adaptadas de outras que pegamos na internet. Não tenho as medidas, vai meio no olhometro.
Patela de Cordeiro a la Mafra com molho de menta
Ingrs.:
- 1 Patela de cordeiro (Duh!)
- 4 dentes de alho moido ou picado fino
- 1 maço de hortelã picada fina
- 1 maço de alecrim
- Sal e pimenta do reino
- 1 limão
- 300ml de vinho branco seco
Em uma bandeja com borda, esfregue com as mãos vigorosamente o alho, hortelã, sal e pimenta na carne e ramos inteiros de alecrim. Deixe a pasta resultante cobrindo a carne. Enfie alguns raminhos de alecrim em pequenos cortes na carne. Regue com o suco do limão e o vinho. Deixe marinando por 2 horas, virando e regando com o caldo a cada 10 minutos.
Coloque no forno (a uns 190 graus), por 1:30 horas. A cada 20-30 minutos regue a carne com o caldo que vai se acumular no fundo da bandeja.
Retire os raminhos de alecrim, leve a carne (que deve estar macia e suculenta) para a grelha por uns 25 minutos, e sirva com o molho
Molho:
Ingrs.:
- 4 dentes de alho moido
- Caldo da propria carne
- 1 maço de hortelã, picado nanoscopicamente
- 150 ml de licor de menta
- manteiga
Aqueça a manteiga e frite o alho. Adicione o licor (pode flambar, é divertido), deixe o cheiro de alcool sumir, e adicione o hortelã, e o sangue que sai da propria carne ao descongelar (o que? Sua carne é fresca? Lucky bastard...). Adicione um pouco de agua, deixe reduzir um pouco e desligue o fogo. Quandoa carne terminar de assar, recolha o caldo que se acumulou no fundo da bandeija. Raspe o que ficou grudado (use um pouco de agua). Adicione tudo ao molho. Aqueça, e adicione sal e pimenta a gosto. Se quiser, engrosse o molho com maizena.
Risoto de brie e presunto de Parma
Ingrs.:
- 500 gr de arroz risoto
- 3-4 cebolas médias picadas
- 100 gr de presuto de parma, picado em cubinhos
- 150 gr de brie sem casca* (use um brie mais maduro
- Salsinha a gosto, picada fina
- Caldo de galinha (se possivel, faça o seu proprio. Os maggi da vida são bons, mas muito salgados, e vc acaba tendo que usar menos que gostaria)
- 200 ml de vinho branco seco
- Queijo pecorino ralado (un 60 grs) e manteiga
- Sal e pimenta do reino
Deixe o caldo de galinha em uma outra panela, quente.
Aqueça azeite e manteiga na panela. Adicione a cebola, e deixe fritando até começarem a se desmanchar. Adicione o arroz, e mexa por alguns minutos. Adicione o vinho, e deixe o arroz absorve-lo. Adicione uma concha de caldo de frango, o presunto e o Brie moido. Vá acrecentando caldo a medida que for secando, mexendo o tempo todo (demanda muque). Adicione a salsinha, sal e pimenta pouco antes do arroz ficar no ponto bom. Quando isso acontecer, adicione a quantidade de caldo nescessaria para atingir a consistencia desejada, desligue o forno, adicione o Pecorino e um colher de manteiga, misture bem, tampe e deixe descansando por uns 5 minutos.
Na receita original, o risoto é servido com um molho de demasco. O molho é muito bom, mas nao combina com carneiro. Se vc fizer só o risoto, pegue uns damascos, deixe fervendo com agua e açucar por 1 hora, e bata no liquidificador.
___________________
Use um queijo mais maduro (uns 35-40 dias). Ele deve estar macio e fedido. Queijo brie fresco é queijo minas pintado de branco. Os nacionais são ok (e.g., campolina). Tem uns importados que são abominaveis (e.g., um tal de Bonjour de France ou algo assim é um chiclete com fungo. O President é bom). Na verdade, Brie de verdade é feito de leite não pasteurizado e com milhoes de outras frescuras, é delicioso e absurdamente caro. Para o risoto, os que mencionei (menos o BjdF) estão otimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário