Vastitas Borealis, Marte
Taz em Marte
Embora em Marte o clima seja mais frio e a atmosfera seja mais rarefeita que na Terra, também há por lá coisas como calotas polares e gelo congelado sob o solo, nuvens (em todos os casos anteriores, tanto de agua quanto CO2) e tempestades de areia que obscurecem o sol. No passado as coisas aparentemente foram ainda mais interessantes: O complexo vulcânico de Tharsis parece uma espinha gigante na face do planeta, e inclui o maior vulcão do sistema solar, o Monte Olimpo local, com 20km de altura e muito semelhante ao havaiano Mauna Kea*. Ao lado de Tharsis, um complexo de canyons gigantesco (umas 100 vezes maior que o grande canyon) chamado Vale Marineris, foi formado por algum tipo de atividade proto-tectônica. Marte certamente esteve muito mais 'vivo' no passado. Mas ainda não sabemos se a afirmativa anterior é exata ou apenas licença poética.
Atualmente existem 5 sondas em atividade em Marte (um recorde!): Duas em órbita e três no solo (duas móveis e um laboratório remoto). Denre a enorme quantidade de imagens produzidas por esta constelação, o excelente blog de fotografia Bigpicture selecionou diversas fotos dentre as mais impressionantes, das quais posto algumas abaixo.
Uma tempestade de poeira (da consistência de talco) cobre boa parte do planeta.
À direita na imagem, o complexo de Tharsis. Ao centro, o Vale Mariner
À direita na imagem, o complexo de Tharsis. Ao centro, o Vale Mariner
A Phoenix no momento da abertura do para-quedas. Ao fundo, a cratera Heimdall (que guardava a ponte do arco-iris em Asgaard, para quem se lembra da mitologia nórdica e/ou quadrinhos da Marvel
_________
* Onde esteve o Pará!