segunda-feira, 5 de julho de 2004

Queen mary college, Londres

Estou em Londres. Cheguei sabado de noite na casa do Reza. hoje (segunda) de manha vim com minhas mochila para o college. Peguei o onibus erradopara variar e fui para em um cafundo no final da zona quatra (estava lendo, uns 40 minuto depois). Andei um bocado ate uma estacaode metro, e passei o resto do dia me instalando. ja tenho conta, chaves e um quarto (excelente, com banheiro, varandinha e vista para um canal aqui do lado). Amanha vou ter meu cubiculo.

So para completar, na ultima vez que postei ainda estava na corsega, na madrugada de 5a para 6a. Na sexta tivemos somente uma sessao de apresentacoes pela manha, e uma dicussao geral no final. Apos o almoco, fui ate Cargese, para ver se conseguia falar com a Ceci. Estava tudo fechado (siesta!), e como eu tinha que voltar ate as 1500 (para a discussao) decidi dubir uma das tais torres de vigia, em uma colina ao lado da cidade. Ao contrario da outra, havia um caminho pelos maquis, e cheguei sem problemas. A torre esta' relativamente bem conservada. E' redonda,com uma secao ligeiramente conica. Tem uns 5 metros de altura, e acho que e' quase macica. Nao ha' portas ou janelas, so' algum buracos retangulares. Escalei a torre (nao e' dificil). O topo e' plano, sem amurada, com mato crescendo. Existe um pequeno buraco quadrado que leva a uma galeria sem janelas. A vista e' ainda melhor que da outra torre.Consegui tirar umas fotos. Acho que o topo plano era usado para acender fogueiras (que podiam ser vistas facilmente das outras torres)
Consegui voltar a tempo para a discussao, que foi interessante (depois tenho que falar da minha apresentacao). No geral, o encontro muito bom academicamente. Haviam muitos picaretas, e a organizacao tb deixou a desejar. Mas fiz alguns contatos interessantes, algumas palestras foram muito boas, e o lugar era fantastico. A experiencia de acampar em uma conferencia foi otima. Ao invez de ir e vir de cargese todos os dias, como quase todo mundo, eu simplesmente saia da minha barraca com vista para o mar e andava 20 metros. Sem enchecao de saco, barulho ou burocracia.
Esta e' a torre

A vista da cidade. A outra torre fica na colina a esquerda. O porto fica a direita. No sec XVII (acho) os genoveses trouxeram varios refugiados gregos para a cidade. Apos alguns conflitos com os catolicos locais, uma igreja ortodoxa foi contruida logo emfrente a catolica. Hoje, um padre ortodoxo com uma licenca especial do vaticano celebra missa nas duas, o que e' unico no mundo.


No dia seguinte saimos as 8 para o aeroporto. Eu e o Venceslau.ru (aka Slaba) compramos umas linguicas de asno, e fizemos uma lanche com o que sobrou do meu queijo (que ficou mais saboroso apos maturar por uma semana; usei a tradicinal tecnica corsa de pendurar o dito cujo emum saco plastico embaixo de uma arvore). Cheguei em Paris, e peguei o metro para trocar de aeroporto. Conheci um sujeito que mora na Nova Caledonia. O cara e' engenheiro, mudou-se para la a 20 anos e nao pensa em voltar. Se alguma vez eu for para aquelas bandas, ja tenho onde ficar, segundo ele. Peguei meu voo para Londres. Apos uma semana na Franca, foi um alivio poder entender o que as pessoas diziam na rua. Cheguei na casa do Reza, deixei minhas coisas e fui dar uma andada.

Nenhum comentário: