quinta-feira, 1 de julho de 2004

Instituto, Cargese

Ontem saimos de barco, para um passeio de algumas horas. Eu ja disse isso antes, mas o mar aqui tem uma cor diferente, parece pintado de azul, e e' muito transparente. Por toda a costa existem pequenas torres circulares que foram construidas no sec. XVII para alertar sobre ataque de piratas. As torres formavam uma rede, situadas em peninsulas e colinas, de modo que se uma avistasse o inimigo, acendia um fogo que era visto pelas outras, avisando assim toda a ilha.

Bom, de volta ao barco, passamos por paredoes de rocha muito interessantes, com cavernas e formas estranhas. Paramos para mergulhar em uma pequena enseada. Embora nao existam tanta vida marinha (alguns peixes, ouricos e anemonas), a luz solar filtrada pela agua e as pedras (em particular nas entradas das cavernas e canyons) parecem de outro mundo. Na volta, resolvemos subir uma das tais torres. Meus companheiros desistiram, mas eu acabei achando um caminho pelos maquis, e varios cortes e espinhos depois (estava de havaianas e calcao de banho) cheguei na torre. Da para ver a baia de Cargese inteira, e pedacos das reentrancias para norte e sul, alem de 4 outras torres. Existe um muro de pedra que comeca na torre e segue uns 100 mts. para o interior, nao seu qual o seu proposito. Depois posto um desenho.

A conferencia deu uma melhorada. Ainde tem alguns picaretas, mas algumas palestras foram bem interessantes. Mas o mais interessante (o lugar ajuda nisso) e' conhecer gente. Fiquei bastante amigo do Venceslau.ru e da Parvi, mas estou convivendo agradavelmente com indianos, belgas, italianos, americanos, turcos, etc., alem dos brasileiros. Existem alguns Dr. Bizzarros, mas em geral as pessoas sao muito agradaveis.

Nenhum comentário: