quarta-feira, 15 de julho de 2009

Palais de l'Unesco, Paris
Eles são especiais

Uma conversa em franglês, na exibição do exército francês nos jardins do Invalides em comemoração ao 14 de julho:

EU: Porque o seu fuzil é diferente do fuzil dos outros soldados (ele tinha um HK416, os outros, o FAMAS tradicional)
Soldado Francês: Estamos em transição para o fuzil novo
Eu: O exército inteiro?
SF (fazendo pose): Não, só as forças especias
Eu: Então vc é das forças especiais... Você já esteve no Afeganistão?
SF: (se esforçando para parecer perigoso e misterioso) Eu não sei...
Em geral, quanto mais 'especial' um soldado afirma ser, menos especial ele realmente é. A maior parte das autonomeadas 'forças ['de operações', na terminologia americana] especiais' no mundo são na verdade formações de infantaria ligeira bem treinadas. Por outro lado, se um cara troncudo não dá muito papo e afirma ser o cozinheiro, ou o faxineiro da base, provavelmente faz parte de alguma unidade ultra-secreta e é extremamente perigoso.

O equivalente gálico do SAS ou da Força Delta é o 1er RPIMa, e eles de fato usam o HK416; mas não são a unica unidade francesa a fazer isto. As forças de ação direta nos EUA ou no Reino Unido tomam bastante cuidado em proteger a identidade de seus membros, e não são conhecidas por ficarem fazendo pose para turistas acidentais. Por outro lado, o 1er RPIMa tem uma banda (!), então talvez as coisas funcionem de forma diferente na França.

3 comentários:

Catão disse...

Só para lembrar que o soldado foi ainda mais "metido". Quando ele disse que só as forcas especiais iam trocar de fuzil, você disse "qual a sua unidade" e ele simplesmente apontou para a plaquinha "Forcas Especiais" na tenda ao lado. E eu não me surpreenderia se os franceses fossem mais festivos sobre suas tropas secretas. Afinal, a proeza militar não é exatamente um símbolo francês. (ok, ok... Napoleão, mas ele tá mais pra excecão que pra regra)

|3run0 disse...

É verdade... Ele deve passar uns 15 minutos toda manhã fazendo pose para o espelho. E deve ter umas cabeças de Taliban empalhadas na sala.

Catão disse...

Nossa, cabeças de Taliban na sala. Isso vai fazer parte permanente da minha imagem mental de soldados psicóticos da Otan. Os caras das Forças Especiais de verdade devem inclusive ter aulas de encolher cabeças como faziam algumas tribos africanas. Isso inclusive cria um problema para os soldados que pilotam drones: não dá pra trazer as cabeças de volta.