segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Casa, Rio de Janeiro
Let loose the blogs of war

Acho que quando você lê muito sobre algum assunto, vai mudando aos poucos as suas fontes de informação. No caso da guerra no Líbano, em pouco tempo comecei a achar a cobertura da imprensa brasileira em geral bastante superficial (com notáveis exceções). Depois de um tempo, já achava a imprensa internacional insuficiente. Comecei então a ler avidamente a imprensa israelense e libanesa disponível em inglês. Mas no final a midia mais informativa foi a blogosfera. Não como uma substituição da mídia tradicional, mas como um suplemento que a potencializa.

Em primeiro lugar, os blogs funcionam como um agregador inteligente, descobrindo e disseminando artigos interessantes em fontes muitas vezes obscuras (para mim; e.g. a mídia árabe e hebraica), que de outra maneira eu nunca leria.

Segundo, os blogs israelenses e árabes fornecem um contexto que falta até mesmo ao jornalista mais bem informado e intencionado. É só dar uma lida em quase qualquer coisa escrita sobre o Brasil por estrangeiros para notar pequenos errinhos factuais e de contextualização, referentes a coisas que são obvias para um habitante local mas não são imediatamente aparentes mesmo para um visitante bastante diligente. Durante a guerra, e em particular no que se refere ao Líbano, foram em grande parte as pequenas sutilezas e detalhes históricos mencionados nos blogs que me permitiram entender (ou pelo menos achar que entendia) as motivações das várias (de novo, muito mais que duas) partes envolvidas.

Terceiro, e talvez o mais importante, os blogs permitiram, talvez pela primeira vez em uma guerra, que pessoas dos dois lados do front discutissem os acontecimentos a medida em que eles ocorriam. Escondido em um mar de idiotices e recriminações mútuas, é possivel notar um diálogo acontecendo, que não só é algo bom pelo que representa, mas também é bastante informativo, em particular no que se refere às percepções mútuas.

Abaixo segue uma lista de alguns dos blogs que achei mais informativos e interessantes. Não quero fazer muitos comentários, deixo cada blog falar por sí só.

* Beirut to the Beltway (Libanês nos EUA)
* Across the Bay (Libanês nos EUA)
* CedarSeed (Libanesa)
* Beirut Spring (Libanês)
* Bad Vilbel (Libanês nos EUA)
* Lebanese Bloggers (Libaneses em vários lugares)
* Lebanese Political Blog (Libaneses, também espalhados pelo mundo)
* The Thinking Lebanese (Libanês)

* On the Face (uma Israelense)
* Chega de Saudade (Israelense/Brasileiro, o único que conheço pessoalmente)
* Terra Estranha (Israelense/Brasileira)
* Israelicool (Israelense/Australiano)
* The Happy Arab News Service (um Israelense)

* Sandmonkey (Egípcio)
* Big Pharaoh (Egípcio)
* Healing Iraq (Iraquiano)
* Musings of a Palestinian Princess (Palestina)
* Bliss Street Journal (Americano, morou no Líbano e é casado com uma libanesa)
* Michael Totten (Americano, que viaja para zonas de guerra e bloga profissionalmente)
* Abu Aardvak (Americano, com análises da mídia em árabe)
* Harry's Place (Britânicos, um blog politico em que eu posto bastante)

Note que muitos destes blogeiros comentam uns nos blogs dos outros. Não é cada blog isoladamente que torna este meio tão interessante, é a rede de interações que se forma. Note também que os blogs Israelenses e Libaneses são muito cosmopolitas, uma característica entre muitas que os dois paises tem em comum.

Também vale a pena ler o Holm-Halom, um forum de discussão criado por Libaneses e Israelenses, e que se originou em uma thread no Lebanese Bloggers.

PS: Acabo de descobrir o Cedarland, um site com vários artigos longos e informativos sobre a história do Libano. Em particular, recomendo esta historia da guerra civil, e esta breve descrição das principais facções envolvidas. Mas o recurso mais interessante é esta lista com pequenas biografias dos principais lideres Libaneses (mais alguns Sirios e Israelenses)

Um comentário:

Anônimo disse...

ha' um certo laxismo da parte dos blogueiros em relacao a guerra.