quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Casa, Rio de Janeiro
Blog de cara nova

Como é obvio para qualquer um que já veio aqui antes, eu mudei bastante a cara do meu blog. Inicialmente eu planejava simplesmente mudar o template. Mas depois de fuçar um pouquinho, decido que talvez uma coluna de cada lado dos posts ao invés de uma fosse uma boa ideia...

Uma noite insone depois, antes da qual eu não sabia o que era CSS, consegui por funcionando o ml42 com *2* colunas! Aos poucos, por tentativa e erro e um pouco de adivinhação (baseada na premissa de que quem escreveu o template original [Douglas Bowman, many thanks] era uma pessoa racional), consegui descobrir o que cada pedaço do código html fazia, e fui alterando, na base do ctrl-c ctrl-v, até consegui o resultado desejado. Meio sacal, mas educativo.

Uma semana depois, é criada uma nova e melhorada versão do blogger (beta). Eu tinha a opção de manter o ml42 no formato antigo, mas então não poderia usufruir das novidades, tais como posts antigos indexados naquelas setinhas colapsaveis, labels e edição WYSIWYG dos elementos do blog. Assim, quando o blogger disponibilizou a edição diretado html do novo template, eu migrei.

Outra noite insone depois, refiz meu trabalho de colocar as duas colunas laterais, em uma linguagem substancialmente modificada.

Hoje descobri um blog que explica em detalhes como fazer exatamente isso, escrito por alguem que efetivamente entende do que está fazendo. Se tivesse visto antes, poderia ter feito tudo em 5 minutos.

Mas aí eu continuaria tão ignorante quanto antes. What can't kill you...


Desde então venho adicionando coisas que vou achando em blogs alheios. Entre em um programa da Amazon que me permite gerar automaticamente recomendações de livros que lí e gostei, algo que sempre quis ter mas sempre tive preguiça de implementar. Organizei minhas labels em uma 'nuvem', sumi com a navbar, etc. Tudo isso implementando codigo disponível na rede, escrito por almas caridosas.

Assim, se alguém mais quiser alterar o template do próprio blog, pode claro pegar o que quiser daqui; mas eu recomendo também que visitem os sites abaixo, que tem ótimas dicas e são escritos por gente que efetivamente sabe o que está fazendo.

* No Fancy Name
* phydeaux3
* apt thinking
* Hackosfera


No espírito de Grigory 'Grisha' Perelman, termino com uma simples e elegante solução de um milenar problema matemático.




HT: Roca

Um comentário:

Anônimo disse...

Here it is! Entendi.
Já me aventurei a ctrl c / ctrl v em Html e também considero o rapaz que criou racional... Mas a linguagem é muit cheia de preposições, adjetivos, conjunções, adjuntos...