terça-feira, 14 de agosto de 2007

Casa, Rio de Janeiro
Mais comida


Hoje resolvi fazer um jantar para comemorar o fim iminente da tese. Meu plano original era chamar a comunidade mineira expatriada (CME), mais a Naira (de SP, que se mudou para cá após ser contratada pela Petrobrás), e Vital & Vanilson, que estão hospedados por aqui. A CME, porém, está quase toda viajando (expatriados em segunda ordem?), e só o Thiago pode comparecer.

De qualquer maneira, acabei fazendo mais pratos que o de costume, e a comida saiu tarde (+-11:20), mas acho que ficou bom. O filé com molho e gnocchi de abóbora, em particular, é uma combinação que pretendo repetir. Finalmente, tanto no risoto quanto no gnocchi, troquei o queijo parmesão por pecorino (de ovelha).


O Menu:

- Tomate recheado com alho poró e shitake

- Gnocchi de abóbora (peguei a receita aqui)

A receita é ótima, mas a minha execução quase acabou em disastre. Acho que não escorri a agua da abóbora direito, e a massa ficou com pouca liga. Consegui com alguma dificuldade separar em pedaços discretos cobertos de farinha para jogar na agua fervente. Mas depois de cozidos os gnnochis (ceribroformes!) preservaram sua indivualidade, e ficaram uma delicia (ainda mais quando regados com o molho da carne).

- Filé marinado, assado, etc.

Mais fácil descrever do que nomear. Deixei um filé marinando em vinho branco + limão + alho moido + pimenta rosa + pimenta do reino + alecrim + tomilho + sal grosso. Coloquei para assar de mansinho (170 graus), regando o filé o tempo todo com o caldo. Após uns 30-40 minutos passei o filé em em uma panela grande com um pouco de azeite e ramos de alecrim. O restante do caldo (já então enriquecido com o caldo da carne), usei para fazer o molho*. Retornei o filé ao forno alto por mais 5 minutos, juntando rodelas de batatas e cenouras cozidas no vapor e temperadas com cominho e um pouco de manteiga.

_______________
* O molho: Frite um pouco de alho, junte vinho tinto e uma concha do caldo do risoto (ou agua), e cozinhe até sumir o cheiro de alcool. Adicione o caldo da carne (obtido tanto da forma em que ela foi assada quanto da panela em que foi passada no azeite). Adicione salsa bem picada, folhas de tomilho e alguns ramos de alecrim. Finalize com um colher de manteiga batida com um pouco de farinha de trigo (para engrossar).


- Risoto de cogumelos portobello e aipo.

Não tem muito segredo para fazer o risoto, só seguir este template e mudar os ingredientes. Este eu fiz pela primeira vez mês passado em Itaipava, na casa do Pedro (colega da Ceci). Mas sempre vale a pena fazer um caldo mais gostoso que um cubo maggi dissolvido, reaproveitando os restos dos demais pratos. No caso, peguei uns pedaços de frango que encontrei abandonados na geladeira, cenoura e aipo picados, e os talos dos cogumelos, e fritei em fogo muito baixo no azeite, até caramelizar (que é muito perto de, mas muito melhor que, queimar). Limpei o fundo da panela com vinho, e coloquei a sopa resultante para ferver com agua e um cubo maggi (não há nada de errado com eles, são só caldo de frango).

No final das contas, tudo acabou dando certo (no caso da carne e do molho, muito certo; o filé ficou naquela situação ideal em que o exterior é bem passado, e o interior mal passado e suculento). O Vital tirou fotos, que colocarei aqui assim que possível.

O 3o post sobre a tese vai ter que aguardar a minha digestão ;^).

6 comentários:

Aristides disse...

Trem bão é coisa boa!

Mi, de Camila disse...

Farei esse filé.

Nobody disse...

while you and your zionist friends are feasting in rio, children in iraq and palestine die from hunger

|3run0 disse...

Nobody, you misunderstand me. I'm an equal-opportunity cook. As long as Palestinians and Iraqis help me with the dishes afterward, I would be happy to cook for them as well ;-).

Catão disse...

Só levantando um dedo de indignação (só um dedo, já que também não fiz por onde para me fazer muito encontrável). Mas gostaria de lembrá-los do Sr. expatriado que lhes escreve, que também abraçou uma mega corporação e fugiu do departamento de física da UFMG, e que agora também se esconde na Cidade Calamitosa.

|3run0 disse...

Mas vc sumiu criatura! Me manda o seu telefone