quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Terry's, San Diego
Pacific sunset


Hoje foi o último, e mais modorrento, dia do Neuroscience. Aproveitei para colecionar brindes e freebies dos expositores: Cérebrinho de borracha para aliviar a tensão, uma caneta com o meu nome gravado por um laser de 1 kw ('Preço mediante consulta. Solicite uma visita sem compromisso do nosso representante!'), pendrives, camisetas, balas, sacolas, etc.

Sai no horário de almoço; o meu plano original era fazer um passeio de veleiro em um barco que participou da America's cup. Infelizmente, quando cheguei lá, descobri que não havia quorum, e que portanto, apesar do dia lindo, não haveria passeio. O plano B consistiu pedalar através da escarpada peninsula que limita a baia de San Diego, em direção a seu ponto extremo, Point Loma. Foi nessa península, em 28 de setembro de 1542, que João Rodriguez Cabrilho, um português (como enfatiza uma placa comemorativa doada pela marinha portuguesa) a serviço da coroa espanhola, 'descobriu' a Califórnia. Os nativos permaneceram ignorantes do seu novo status de descoberto por quase dois séculos, até os espanhois decidirem (sem muito entusiasmo) se estabelecer por aqui.

Ponta Loma é um parque, que contém um farol desativado, um monumento ao lusitano supracitado, e uma vista espetacular da baia. O couchsurfing tornou estas minhas viagens curtas em eventos bastante sociais, o que tem sido bastante agradável. Mas eu ainda gosto muito (e na verdade, preciso) destes meus passeios solitários, idealmente de bicicleta, onde posso ficar sozinho com meus pensamentos, minha câmera e meu ipod, e perambular do meu jeito e no meu ritmo.

San Diego era, e ainda é, uma das principais bases navais dos EUA. Cada vez que eu ia para o centro de conferencias, podia ver três porta aviões nucleares atracados, cada um com mais poder de fogo aéreo que as forças aéreas da maior parte dos paises do mundo. Enormes areas da cidade são tomadas por bases, centros de treinamento e congêneres da marinha, guarda costeira e fuzileiros navais. O caminho até Point Loma é margeado de vários representantes da sopa de letrinhas pentagonal, e metade da ilha logo em frente, no centro da baia (Coronado), é uma enorme base aérea, de onde uma sucessão interminável de helicopteros decolava em direção à algum lugar indeterminado no pacífico, intermeados de ocasionais F/A-18s e C-2A.

Terminei o passeio no final do dia. No caminho (que é quase só descida), parei para apreciar um pôr do Sol no oceano Pacífico, enquanto ouvia o Adágio para Cordas do Samuel Barber.

Nenhum comentário: