sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Hotel Tunquelen, Bariloche
Argentina Vegetariana

A vista da minha janela

Cheguei em Bariloche, para a Complex Systems Summer School. É um evento aparentemente bem financiado (por um milionário boa gente, dizem) organizado pelo Santa Fé institute. Tudo pago (avião, comida, hotel), em um hotel na beira do lago Nahuel Huapi. A escola é bastante intensa, e a idéia é que os aluno (35) interajam om os professores intensamente.

O que me fazia salivar no Brasil, porém, era a carne... Carne argentina... Eu estava antecipando a semanas viver unicamente de proteína animal bovina e coca cola. E, de forma promissora, o hotel é razoavelmente chique; as refeições são servidas à francesa, com pão, entrada, prato principal e sobremesa... Mas até agora, neca de carne. Estamos nos aproximando assimptoticamente de um bife de chorizo; começamos com um risoto vegetariano, passamos para peixe, frango, e finalmente (hoje) carne de porco. Esperamos ansiosamente o almoço amanhã; mas por segurança já estamos nos organizando para comprar carne na cidade e fazer um churrasco neste fim de semana.


São quatro aulas de 1:30 horas por dia. Já tivemos alguns professores excelentes, e bastante conhecidos (Liz Bradley, James Crutchfield, Geoffrey West, etc). No final, devemos apresentar um trabalho final (em grupo). Estamos trabalhando com a interação entre o bulbo olfativo e o cortex. Não sei exatamente o que vamos fazer ainda, mas estou com diversas idéias. Mas vai dar trabalho.

Ainda não fui em Bariloche. O hotel fica a 20 km da cidade. No domingo, vamos fazer uma caminhada de 9 horas até um lugar chamado Lagoa Negra. Vai ser a primeira vez que saio do hotel.

Estou postando de um luau com WiFi, debaixo de um céu cheio de estrelas. Estou com meu binóculo, revivendo meus dias de monitor na Serra da Piedade, e mostrando para os meus colegas as luas de Júpiter, a nebulosa de Órion, o aglomerado globular 47 Tucanea e as Pleiades... vida dura...


Nenhum comentário: