domingo, 4 de novembro de 2012

Sala de Embarque Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro
No resort


 Pouco mais de uma semana depois de voltar dos EUA, eis que me encontro novamente a ponto de pegar um avião para o exterior. Desta vez, vou para Cancun, no México. O propósito desta viagem é tentar achar quem ao sul do Rio Grande se interessa por uma abordagem mais matemática da neurociência, tarefa bem mais difícil do que deveria ser. O congresso da vez é o FALAN, o encontro da federação de sociedades latinoamericanas e caribenhas de neurociência, o que significa que gastarei o meu já bastante usado (este ano) portunhol.

Existem poucos destinos com reputação mais turísticas no mundo do que Cancun. Transladado diretamente do aeroporto até um resorts com tudo incluso, de onde emerge somente para ocasionais visitas guiadas, do visitante típico é esperado que relaxe e se deixe envolver pela bolha. A versão pasteurizado do México daí resultante não é muito diferente do que a sua correspondente carioca, que sempre me pareceu bem menos interessante do que a cidade mijada e esburacada, mas fascinante e multifacetada, em que vivo.

A minha intenção é fazer mais ou menos o oposto. Vou fazer couchsurfing com um físico local (que emergiu do eter para me oferecer um lugar para ficar, pois, como ele bem diz, nos físicos temos que nos manter unidos), na própria cidade, e não na zona hoteleira. Levo a minha indefectível bicicleta dobrável, com a qual pretendo precindir de taxis, vans de translado e assemelhados. Vou de ônibus até Chichen Itza, onde pretendo entediar quem estiver por perto discorrendo interminavelmente sobre a civilização Maia.

Em relação a este blog, estou adquirindo o péssimo habito de parar de postar no meio das  viagens. Vamos ver se consigo quebrar esta nefasta tradição aqui. Ainda tenho alguns posts semi-escritos na Espanha e nos EUA que pretendo terminar algum dia; mas tentarei ser mais diligente no México. Embarco em breve, e faço escala no Panama, onde francamente não tenho ideia do que esperar. Não sei se terei tempo de sair do aeroporto, porém.

Nenhum comentário: