sábado, 15 de novembro de 2014

Mount Vernon Convention Center, Washington DC

Estou de volta em Washington com a minha indefectível bicicleta, para mais uma edição da reunião anual da Society for Neuroscience e o JB Johnston Club.

Eu me lembro quando cheguei em Washington, 6 anos atrás, para o meu primeiro SfN. Era a minha primeira visita aos EUA em mais de uma década, e a SfN era de longe a maior conferência científica de que já havia participado. A profusão de palestras, posteres, palestras e temas, para não falar da sopa de letrinhas bioquímica, eram positivamente intimidadores. Eu estava começando a trabalhar em neurociência, e não entendia muito do que ouvia dos biologos, nem conseguia me fazer entender muito bem por eles.

Atualmente é só um pouco de exagero dizer que pego o vôo até os EUA com a mesma naturalidade (e grau de desconforto) que pego o 485. Já não me perco com muito frquência no cavernoso centro de convenções local, e preciso me policiar para não falar em um jargão tão impenetrável quanto qualquer biólogo. Já tenho restaurantes favoritos em chinatown e galerias favoritas nos Smithsonianos em DC. É certamente um privilégio poder considerar tudo isso normal,  mas eu sinto falta do meu antigo senso de estranheza, e de percorrer brownianamente a cidade, semi-perdido, tirando fotos com bonecos de papelão do Obama e filando wifi em lobbies de hoteis. Talvez se eu mudasse de área mais uma vez, e fosse estudar literatura medieval em Kuala Lumpur...

De qualquer forma, passei o dia inteiro ontem esquentando os ouvidos com neuroantomia comparada, no JB Johnston. Hoje a manhã foi livre, e resolvi aproveitar o belo dia outonal para pedalar um pouco. Visitei o Jardim Botânico local, comprei um novo capacete e vim para o SfN 2014, aberto pela palestra de um chef de cozinha, que discutia a relação entre os sentidos e a memória enquanto preparava uma refeição de quatro pratos para um grupo de eméritos e sortudos neurocientistas sentados em uma mesa sobre o palco.

Acabo de voltar do almoço em um restaurante chinês por aqui perto. Sopa de macarrão fresco com pato, e chá. Eu passo lá sempre que estou por aqui.


Continue lendo...>>