domingo, 30 de agosto de 2009

Casa, Rio de Janeiro
Show de calouros

Alguns dos primeiros hits do Youtube e correlatos foram clips do 'American Idol' (ou algum outro show de calouros semelhante), onde malucos com mais entusiasmo do que bom senso massacravam alguma música de forma particularmente horrenda ou patética. De fato, a bizarrice e a desgraça alheia pareciam ser o grande atrativo destes programas, onde os ganhadores eram via de regra competentes mas pasturizados interpretes de música pop ordinária, e eram menos lembrados do que o desfile de esquisitos sem talento ritualmente escorraçados pelo juri nas primeiras etapas.

A popularidade da Susan Boyle tornou mundialmente popular a disseminação viral de videos de calouros efetivamente talentosos (o seu grande charme é inicialmente parecer ser um dos esquisitos sem talento supracitados). E de fato talves a grande surpresa é que artistas competentes e surpreendentes possam surgir neste tipo de programa.

Abaixo, a ganhadora do Україна має талант ('Ukraine's Got Talent'), Kseniya Simonova, conta (de forma literal e figurativamente melodramática) a história da Ucrânia na 2a Guerra Mundial usando areia. O que me atraiu no clip não é só o talento e expressividade óbvios da moça, mas também o fato de nunca ter visto nada parecido antes.

Continue lendo...>>