terça-feira, 24 de junho de 2008

Vastitas Borealis, Marte
Taz em Marte

O diabo da Tasmânia e família em Marte (redemoinhos de poeira!)

Embora em Marte o clima seja mais frio e a atmosfera seja mais rarefeita que na Terra, também há por lá coisas como calotas polares e gelo congelado sob o solo, nuvens (em todos os casos anteriores, tanto de agua quanto CO2) e tempestades de areia que obscurecem o sol. No passado as coisas aparentemente foram ainda mais interessantes: O complexo vulcânico de Tharsis parece uma espinha gigante na face do planeta, e inclui o maior vulcão do sistema solar, o Monte Olimpo local, com 20km de altura e muito semelhante ao havaiano Mauna Kea*. Ao lado de Tharsis, um complexo de canyons gigantesco (umas 100 vezes maior que o grande canyon) chamado Vale Marineris, foi formado por algum tipo de atividade proto-tectônica. Marte certamente esteve muito mais 'vivo' no passado. Mas ainda não sabemos se a afirmativa anterior é exata ou apenas licença poética.

Atualmente existem 5 sondas em atividade em Marte (um recorde!): Duas em órbita e três no solo (duas móveis e um laboratório remoto). Denre a enorme quantidade de imagens produzidas por esta constelação, o excelente blog de fotografia Bigpicture selecionou diversas fotos dentre as mais impressionantes, das quais posto algumas abaixo.

Por do sol em Marte, visto pelo Spirit


Uma tempestade de poeira (da consistência de talco) cobre boa parte do planeta.
À direita na imagem, o complexo de Tharsis. Ao centro, o Vale Mariner


A Phoenix no momento da abertura do para-quedas. Ao fundo, a cratera Heimdall (que guardava a ponte do arco-iris em Asgaard, para quem se lembra da mitologia nórdica e/ou quadrinhos da Marvel

_________
* Onde esteve o Pará!

Continue lendo...>>

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Casa, Rio de Janeiro
As paredes se mexem

Blu, um artista italiano, e um cara seriamente insano (no bom sentido), criou esta animação em stop motion de seus grafites nos muros de Buenos Aires.



+ aqui

Continue lendo...>>