sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Casa da sogra, Belo Horizonte

Existem dois tipos de pessoas que falam demais: Aquelas que adoram o som da própria voz, e aquelas que, por insegurança ou falta do que fazer, sentem a necessidade de preencher todo e qualquer silêncio.

UPDATE: O texto acima foi escrito em referência a uma pessoa específica, que não tem qualquer relação familiar ou espaço-temporal com a Casa da Sogra supracitada.

Continue lendo...>>

sábado, 14 de janeiro de 2006

Casa da sogra, Belo Horizonte

Eis as receitas. São ambas adaptadas de outras que pegamos na internet. Não tenho as medidas, vai meio no olhometro.

Patela de Cordeiro a la Mafra com molho de menta

Ingrs.:

  • 1 Patela de cordeiro (Duh!)
  • 4 dentes de alho moido ou picado fino
  • 1 maço de hortelã picada fina
  • 1 maço de alecrim
  • Sal e pimenta do reino
  • 1 limão
  • 300ml de vinho branco seco

Em uma bandeja com borda, esfregue com as mãos vigorosamente o alho, hortelã, sal e pimenta na carne e ramos inteiros de alecrim. Deixe a pasta resultante cobrindo a carne. Enfie alguns raminhos de alecrim em pequenos cortes na carne. Regue com o suco do limão e o vinho. Deixe marinando por 2 horas, virando e regando com o caldo a cada 10 minutos.

Coloque no forno (a uns 190 graus), por 1:30 horas. A cada 20-30 minutos regue a carne com o caldo que vai se acumular no fundo da bandeja.

Retire os raminhos de alecrim, leve a carne (que deve estar macia e suculenta) para a grelha por uns 25 minutos, e sirva com o molho

Molho:

Ingrs.:
  • 4 dentes de alho moido
  • Caldo da propria carne
  • 1 maço de hortelã, picado nanoscopicamente
  • 150 ml de licor de menta
  • manteiga

Aqueça a manteiga e frite o alho. Adicione o licor (pode flambar, é divertido), deixe o cheiro de alcool sumir, e adicione o hortelã, e o sangue que sai da propria carne ao descongelar (o que? Sua carne é fresca? Lucky bastard...). Adicione um pouco de agua, deixe reduzir um pouco e desligue o fogo. Quandoa carne terminar de assar, recolha o caldo que se acumulou no fundo da bandeija. Raspe o que ficou grudado (use um pouco de agua). Adicione tudo ao molho. Aqueça, e adicione sal e pimenta a gosto. Se quiser, engrosse o molho com maizena.


Risoto de brie e presunto de Parma

Ingrs.:
  • 500 gr de arroz risoto
  • 3-4 cebolas médias picadas
  • 100 gr de presuto de parma, picado em cubinhos
  • 150 gr de brie sem casca* (use um brie mais maduro
  • Salsinha a gosto, picada fina
  • Caldo de galinha (se possivel, faça o seu proprio. Os maggi da vida são bons, mas muito salgados, e vc acaba tendo que usar menos que gostaria)
  • 200 ml de vinho branco seco
  • Queijo pecorino ralado (un 60 grs) e manteiga
  • Sal e pimenta do reino


Deixe o caldo de galinha em uma outra panela, quente.

Aqueça azeite e manteiga na panela. Adicione a cebola, e deixe fritando até começarem a se desmanchar. Adicione o arroz, e mexa por alguns minutos. Adicione o vinho, e deixe o arroz absorve-lo. Adicione uma concha de caldo de frango, o presunto e o Brie moido. Vá acrecentando caldo a medida que for secando, mexendo o tempo todo (demanda muque). Adicione a salsinha, sal e pimenta pouco antes do arroz ficar no ponto bom. Quando isso acontecer, adicione a quantidade de caldo nescessaria para atingir a consistencia desejada, desligue o forno, adicione o Pecorino e um colher de manteiga, misture bem, tampe e deixe descansando por uns 5 minutos.

Na receita original, o risoto é servido com um molho de demasco. O molho é muito bom, mas nao combina com carneiro. Se vc fizer só o risoto, pegue uns damascos, deixe fervendo com agua e açucar por 1 hora, e bata no liquidificador.

___________________
Use um queijo mais maduro (uns 35-40 dias). Ele deve estar macio e fedido. Queijo brie fresco é queijo minas pintado de branco. Os nacionais são ok (e.g., campolina). Tem uns importados que são abominaveis (e.g., um tal de Bonjour de France ou algo assim é um chiclete com fungo. O President é bom). Na verdade, Brie de verdade é feito de leite não pasteurizado e com milhoes de outras frescuras, é delicioso e absurdamente caro. Para o risoto, os que mencionei (menos o BjdF) estão otimos.

Continue lendo...>>

quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Casa da Sogra, Belo Horizonte

Estou em BH desde o último post. O Gabriel continua ótimo, e só ocasionalmente manifesta contrariedade chutando a bexiga da Ceci. Eu que estou de fora sem uma melancia na barriga acho tudo lindo...

Nas ultimas duas semanas saimos muito com o Fernando e a Mi (futuros padrinho e padrinha do Gabriel). Fizemos uma ceia deliciosa de Reveillon (bife role com molho de mel e mostarda, risoto de brie e parma com molho de damasco, salada de nozes e gorgonzola, e as sobremesas fantásticas da minha mãe). Mas realmente nos superamos no RPG (Cthulhu!) que teve aqui na sexta passada. O Fernando mestrou, e jogamos eu, o Zecão, a Ceci(!) e a Mi(!), e a Mari (que fez uma gangster psicopata). Mas antes, fizemos uma paleta (ombro, sp?) de carneiro (veja abaixo) e o mesmo risoto do Revillon. E pensar que a cinco anos mestre e jogadores provavelmente ficariam satisfeitos com uma pizza da mangabeiras...

Falando em Pizza, está rolando uma propaganda na TV da ´Promoção do Mensalão: Compre uma pizza e leve outra inteiramente gratis´. Bizarro...

Depois posta a receita, vou ver um filme com a Mari agora, depois devemos nos encontrar com a Mi.

Continue lendo...>>