segunda-feira, 28 de junho de 2004

Instituto, Cargese

NOTA Coloquei um desenho dos tais menires em um post abaixo

As apresentacoes terminaram por hoje, a minha mudou para 5a. A maior parte foi ruim, so houve 3 interessantes. Conheci um casal belga e dois iranianos. Fui mergulhar, e o junto com o Venceslau (ou a versao russsa do nome)improvisei um jantar com o que tinha (a linguica de burro, queijo e umas geleias que surrupiei do hotel de Ajaccio, e um pouco de pao. A cidade fica a 20 min. daqui e estou com preguica.

Continue lendo...>>

no Instituto Cargese

Estou no instituto. E' um lugar muito agradavel, entre a praia e as montanhas. O lugar *cheira* bem, tem varias oliveiras e o manjericao ocasional... Montei minha barraca em uma clareira num morro ao lado do instituto com vista para a baia. Na clareira ao lado se instalou um russo cordista (ficamos amigos, cara muito gente boa). Apelidei nossas favelinhas de Rocinha e Vidigal.

Este e' o instituto



Eis as favelas




Minha apresentacao e' hoje, acho (o programa ainda nao esta disponivel!). Mas pelo menos ate 1200 nao tem nada programado (estou na Europa para trabalhar. Juro! Serio!!)

Continue lendo...>>

domingo, 27 de junho de 2004

Cafe Game, Ajaccio

Hoje acordei bem cedo (6 hora local). Tinha que desocupar o quarto ate as 1030, mas o cara do hotel disse que guarda minha mochila.

Fui andando meio sem rumo (meu plano orginal era ir direto para Cargese). A cidade e' simpatica; bem mediterrania com as ruas estreitas, casinhas de estuque e velhinhos desdentados. Sao obcecados com o Napoleao aqui, tudo e' Bonaparte isso ou Napoleao aquilo, estacao Austerlitz, sei la o que imperial, etc. Apesar da fama, os corsos tem se mostrado *muito* simpaticos (velhinhos desdentados em particular). Eles tem alta paciencia com meu frances macarronico (o pouco fetuccine que eu tenho se deve ao Bernardo, btw). Depois de conversar com a Charlotte e o Paul estava esperando levar pedrada na rua (exagerando um pouquinho).

Anyway, primeiro trombei com uma feira de 'antiguidades' (i.e., a tralha que estava atulhando os armarios locais). Comprei um postal com selo para a ceci de uma ilhas chamadas Iles Sanguinaires (vou descobrir o prq e posto aqui), e mulher me disse que poderia andar ate la. Eu fui.

O caminho e' interessante, vc passa por umas criptas familiares que dao para a rua, igualziho uma casa. Tipo um condominio zumbi ou algo assim. Depois, uma igrejinha grega simpatica (Ajaccio e' um nome grego, do Ajax (heroi, nao desinfetante, depois conto a historia do cara)). O mediterraneo e' cristalino, com uma cor meio esverdeada, da para ver o fundo por uns bons 20 metros; o ceu nao tinha nuvem...

Uns 2 km depois existem uns menires, em uma estrutura circular com um dolmen apoiado em 3 pedras no centro. Acho que deve ser autentico, pq alguem faria algo assim nos dias de hoje? (mas tambem, pq alguem faria isso no Neolitico?). A bussola do meu relogio e' uma porcaria, mas deu para ver que o dolmen central e' alinhado com um vale entre as duas maiores colinas na serra atras de Ajaccio (que eu nao mencionei; mas pretendo visitar agora). Meu chute e' que la e' onde nasce o sol no solsticio de inverno, algo como um renacimento do deus sol a partir da deusa terra (o chute! Andre' me perdoe). Sei la. Fiz um desenho do sitio (eu esqueci a @&%&*# da camera e de qqr maneira um desenho e' melhor para explicar)



Na volta (nao consegui chegar as ilhas; tinha que voltar ao hotel ate' as 1030), passei por um feira. Acertei tudo no hotel e voltei. Os feirantes foram muito simpaticos, provei tudo que e' tipo de queijo e carne. Acabei almocando na escadaria do mausoleu dos bonaparte (o maior dos condominios zumbi). O menu:

Baguete
Queijo de cabra*
Linguica de figado
Linguica de burro (isso mesmo! E' uma expecialidade local)
Framboesas
Coca Cola

Uma excelente refeicao em todos os aspectos. Acho que estava parecendo o arquetipo do corso, comendo linguica de burro na escadaria da tumba dos bonaparte com um canivete. Um casal parou e tirou uma foto...

Bom, e' isso.

* No Asterix os corsos sao famosos pelos queijos malcheirosos, e isso na opiniao dos franceses! Peguei um queijo relativamente fresco, mas haviam la' umas coisas pretas retorcidas.

Continue lendo...>>

Game Cafe, Ajaccio

Bom, estou na Corsega. Cheguei ontem.

Sai da Ch.Ch. com antecedencia pouco caracteristica, para pegar um onibus para o aeroporto. Quando cheguei no ponto, me vejo no meio de uma parada gay (!), que implica a mudanca do ponto para um lugar que nao conhecia. Felizmente um casal da Martinica se encontrava na mesma situacao, e me juntei a eles. Eles pediram informacoes para un transeunte randomico, e me levaram a um trem da RER (um tipo de trem urbano). Eles foram entrando, e eu me pergunatando como pagar a passagem... Mas pareciam saber o que faziam, entao...

Chegamos na roleta, a mulher saca uma passagem e passa. Eu comeco a tentar explicar que nao tenho passagem, quando o cara pula a roleta e aponta para mim. Entrando na danca, eu pulo tb, e vamos todos para o ponto de onibus.

Peguei o aviao sem problemas; de alguma maneira nao paguei taxa de embarque. Cheguei no aeroporto de Ajjacio, e descobri que a) nao havia onibus para Cargese no sabado e b) nao havia onibus para *Ajaccio* ate domingo! Peguei minha mochila(s), e fui andando.

7 quilometros depois cheguei no Le Douphin, o hotel nao-pulgueiro mais barato da cidade. Lugar limpinho, quarto pequeno, e *banheiro*. Apos o banho dei uma volta nos quarteiroes em volta (e' na frente da marina), vi um documentario sobre uma competicao de caminhonetes construidas por mecanicos em algum lugar do Mato Grosso (serio!), e fui dormir.

Ate' gostei de andar ate a cidade, o mediterraneo e' lindo, e o dia estava agradavel.

Continue lendo...>>

sexta-feira, 25 de junho de 2004

Ch.Ch., Paris

Hoje fui andar pela cidade de bicicleta (do namorado da Charlotte, o Paul). Como estamos perto do solsticio, o sol so se poe perto de 10 da noite. A maior parte dos lugares estava fechado devido ao horario, eandei muito (que por si so' vale mais a pena que qualquer museu), e so' visitei o museu da idade media (construido sobre ruinas de termas romanas), e duas igrajas (st. Suplice (sp?) e st. Severin). Nesta ultima um padre velhinho (claro!) deva um sermao sentado para uma igreja lotada. Ou os franceses renasceram em jesus em massa, ou o cara fala muito bem.

Nao quero entrar muito no detalhe de ¨fui no museu X e catedral Y¨, entao pra resumir fui tomar o que alguns dizem ser o melhor sorvete do universo (na Ille de (...) a ille do lado da ille de la cite)) (valeu Lets!), andei mais umas horas, e voltei para assitir o jogo Franca x Grecia, classificatorio para a copa, com o Paul e as francesas.

Bom, a Franca perdeu, e esta fora da copa. Parecia um enterro, entao achei melhor nao sacanear (por simpatia e por nao gostar de apanhar). Ficamos conversando um tempo, e eles sao todos, sem excessao, muito simpaticos.

Estou sozinho aqui no Ch.Ch., ela foi dormir na casa do Paul. Amanha vou para Corsega. Vou tentar ir nas catacumbas, e vejo se ando mais de bicicleta.

PS: Item bizarro encontrado na Ch.Ch.: Isqueiro do Saddam Hussein, iluminado por leds multicoloridos e uma chama verde

So pra completar, no sabado de manha antes de pegar o aviao novamente sai de bicicleta. Fui nas catacumbas, que foram construidas em tempos Napoleonicos para guardar todos os ossos dos entao insalubres cemiterios parisienses. E' muito osso, eles pegaram os femures e cranios e fizeram muros de contencao (os cranios sao dispostos em motivos decorativos diversos). Atras desta barragem colocavam todo o resto. Em alguns cranios da' para ver buracos que podem ou nao ser a causa da morte. Alguns dos femures me pareceram meio artriticos tb. O teto tem uma mancha preta continua, devido as tochas que eram usadas ate inicio do sec. XX.

A ultima atracao parisiense que fui (no dia oficial do osso) foi o museu de historia natural. No terreo varios esqueletos sao dispostos em pose natural, parece que estao andando para algum tipo de arca de Noe' zumbi. E um museu bem seculo XIX, nao tao interessante quanto o de Londres, mas vale a visita.

Continue lendo...>>

Xê Charlotte, Paris

Saindo do Brasil

Nao seria uma viagem minha se nao saisse em cima da hora... Fui zunindo do CBPF para casa (a vantagem de estar com pressa en uma bicicleta e' que, ao contrario de um carro, vc pode correr tao rapido quanto puder; pelo menos nao e' tao angustiante). Tomei um banho, peguei as mochilas e saimos (de carro) para o aeroporto. Na linha vermelha, o transito estava parado (um acidente). Em pânico, liguei para o 0800 da Air France, mas todos os atendentes em portugues estavam ocupados, entao peguei uma atendente em ingles do programa fidelidade (!). A mulher deve estar em Bangalore ate' agora tentando entender o que aconteceu, mas me arranjou o telefone da AF no Galeao (que o 102 nao tinha). A atendente do Galeao me prometeu segurar o Check in ate' 9:30 (o voo era as 10:20). Cheguei as 9:22. Mas embarquei...

No voo, fui ao lado de uma velhinha (e' sina!), dona de um teatro no Rio, que comprou uma casa de campo na Franca. Ela tem altas historias interessantes, sobre o Brizola, jornais brasileiros e a cidade de Pelotas. Como mora na Urca, prometi visita-la quando voltar

Continue lendo...>>

chez Charlotte, Paris

Cheguei em Paris. Mais noticias em breve...

Continue lendo...>>

quinta-feira, 24 de junho de 2004

CBPF, Rio de Janeiro

Estou atrasado, tenho que correr para o Galeão. See ya

Continue lendo...>>

Em casa, Rio de Janeiro

A ideia deste blog e´ enviar noticias sobre a minha viagem pela Europa. Ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça.

O Plano:

Hoje saio do Rio, e chego amanhã em paris, onde passo um dia na casa da Charlotte. No sabado vou para Ajaccio, na Corsega, e pego um onibus para Cargèse, onde é o Friedman. No dia 3 de julho vou para Londres, onde devo passar duas semanas trabalhando com o Reza Tavakol (no Queen Mary). E no dia 17 vou para Dublin, para o (GR17 ). Volto para o Brasil no dia 22

Bom, é isso. Amanhã escrevo mais

Continue lendo...>>

TESTE

Executing bigbang.exe

Extracting physics files....[OK]
Initializing laws of nature.....[OK]
Checking vacuum stability...[OK]
Checking internal logical consistency....[FAILED]
Error 442 - Singularity detected
Attempting to correct....
Initializing in human mode....[OK]
Checking internal logical plausibility....[OK]

Universe 2.0 has been succesfully installed
Thank you for using a GodSoft (r) product!

Continue lendo...>>